Você está aqui: Entrada / AGIR / Alunos e Professores / Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável

A Resolução das Nações Unidas n.º 57/254 instituiu 2005-2014 como a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS).
O ICNF integra o Grupo de Trabalho para a dinamização da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável(DEDS) no nosso país. Esse Grupo delineou um conjunto de ações para a década, a envolver entidades estatais, ONGA, universidades e outros estabelecimentos de ensino, empresas e todas as associações e cidadãos que pretendam comemorar e participar nesta Década. Nesse âmbito, em 2006/7, o então ICNB apoiou tecnicamente um projeto-piloto com a Tapada Nacional de Mafra e as autarquias de Torres Vedras e Mafra.
 
A Comissão Nacional da Unesco editou o documento "Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável - contributos para a sua dinamização em Portugal", resultante do elaborado pelo Grupo de Trabalho e das contribuições recebidas no período em que o mesmo foi posto a discussão e debate. Foi publicado também em inglês.
 
 
Tema 2014 – Justiça e Ética Intergeracional
 
O Desenvolvimento Sustentável é uma “conceção de progresso que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das futuras gerações satisfazerem as suas”. Este conceito “implica certos limites – não limites absolutos, mas sim limitações impostas pelo estado atual da tecnologia e da organização social relativamente aos recursos ambientais e pela capacidade da biosfera absorver os efeitos das atividades humanas”. “O desenvolvimento sustentável não é um estado de harmonia fixo, mas antes um processo de mudança em que a exploração de recursos, a orientação dos investimentos e desenvolvimento tecnológico além das transformações institucionais têm de dar resposta às necessidades tanto futuras como presentes”.

 
 
 
 
 
 
  • Education for Sustainable Development - Toolkit
 

U.A.: 2017-11-28

Acções do Documento
classificado em: ,