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Cidadania, Sustentabilidade e Conservação

O projecto Cidadania, Sustentabilidade e Conservação faz parte de um projeto educativo mais alargado do FAPAS, a ser implementado junto da comunidade educativa a nível Nacional.

Pretende-se que o “projecto seja levado para dentro dos currículos” tendo como pressupostos:

  • A Estratégia Nacional para a Cidadania que contempla a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento como fazendo parte das componentes do currículo nacional, sendo desenvolvida desde a Educação pré-escolar até ao final da escolaridade obrigatória e com o contributo de todas as disciplinas e componentes de formação.
  • A Estratégia Nacional de Educação Ambiental, cujo projecto vem dar prossecução, designadamente aos princípios orientadores e ao eixo temático “Valorizar o Território”, em vários dos seus pontos nomeadamente o 5.3.4 -“Natureza e Biodiversidade” com enfoque, respetivamente, na preservação e valorização do património, natural, paisagístico e cultural, por maior consideração dos riscos e dos efeitos das alterações climáticas, em ações específicas no âmbito da conservação da biodiversidade e recursos marinhos, e na resposta a desafios como interromper a perda de biodiversidade e a degradação dos serviços de ecossistema, através da sensibilização e educação ambiental.
  • A quase ausência de um acervo de recursos educativos e ferramentas sobre a importância dos valores naturais dos ecossistemas em território nacional, as ameaças que pairam sobre eles, assim como a problemática dos impactes das espécies não indígenas invasoras.

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Para o efeito, o FAPAS produziu uma exposição interpretativa itinerante do tipo roll up, de fácil transporte, constituída por 10 painéis, com ilustrações e pequenos textos sobre  os seguintes habitats: Habitats Florestais; Charnecas; Turfeiras; Habitats Estuarinos; Dunas Costeiras; Matos e Matagais; Habitats de Montanha; Habitats Rochosos e Grutas; Habitats de água doce e Habitats semi-naturais, para circular pelas escolas, onde foi feita uma abordagem aos ecossistemas naturais a nível nacional, com enfoque nas espécies e habitats protegidos mais ameaçados devido à ação antrópica, alterações climáticas e espécies exóticas invasoras. Em complemento e para apoio da referida exposição foi elaborado um guião pedagógico, ilustrado, com questões para serem usados pelos professores, ligado aos cartazes e à página da Internet do projecto através de códigos acessíveis para telemóvel com reconhecimento de código QR.

Dada a interactividade da exposição, nela constam códigos de Habitats que permitirão interagir com o site. Dada a necessidade de uma interação mais ativa com os utilizadores das novas tecnologias construiu-se um website (http://www.cidadania.fapas.pt),  uma mais valia para a dinamização do trabalho realizado por parte dos professores que aderirem ao programa.

Haverá a participação de alunos numa pequena ação exemplificativa de controle de exóticas em áreas litorais em simultâneo com a plantação de espécies autóctones.

A inscrição deve ser feita em  www.cidadania.fapas.pt.

Para mais informações, contactar o FAPAS: fapas@fapas.pt; tel: 22 20 02 472

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