Você está aqui: Entrada / AGIR / Alunos e Professores / Eco-Escolas

Eco-Escolas

Projeto educativo internacional promovido pela Fundação para a Educação Ambiental ("Foundation for Environmental Education" - FEE, em inglês) cuja secção portuguesa é a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)
 
O Eco-escolas é um projeto educativo internacional promovido pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education - FEE, em inglês) cuja secção portuguesa é a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Em Portugal, estão envolvidos no projeto mais de 1.300 estabelecimentos de ensino. Em termos internacionais participam mais de 11 milhões de estudantes de 52 países.

O projeto fornece uma metodologia, formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas desenvolvem, procurando constituir um contributo para a criação de parcerias para a implementação da Agenda 21 a nível local.

Os temas base são a água, resíduos e energia. Complementarmente, existem ainda os temas – biodiversidade (inclui florestas), agricultura biológica, espaços exteriores, ruído e transportes. Anualmente, é escolhido um ou mais temas que devem ser abordados pelas eco-escolas.
 
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas apoia tecnicamente a ABAE, fazendo parte da Comissão Nacional do Eco-escolas. Neste âmbito, e entre outras atividades, participa no Seminário Nacional de formação, tem desenvolvido atividades educativas na cerimónia de entrega do galardão “Ecoescolas” (Dia das Bandeiras Verdes), avalia os trabalhos apresentados nos concursos englobados neste projeto (“Ecocódigo” e “Brigada Verde”) e fornece informação à ABAE acerca da Biodiversidade, Florestas e Áreas Protegidas (AP). Para além disso, é frequente as escolas visitarem as Áreas Protegidas e florestais, pesquisando e pedindo apoio técnico para trabalhos acerca da biodiversidade local, conservação da natureza e florestas.
 
Acções do Documento
classificado em: