Você está aqui: Entrada / AGIR / Alunos e Professores / Jovens Repórteres para o Ambiente

Jovens Repórteres para o Ambiente

O JRA é desenvolvido em 28 países e incentiva uma participação ativa dos(as) alunos(as) através de projetos de caráter ambiental, integrando competências em diversas áreas.

Destinado, inicialmente, aos(às) alunos(as) das escolas secundárias e profissionais, o projeto Jovens Repórteres para o ambiente está, atualmente, aberto ao 3º CEB (7º ao 9º).

Entre outras atividades integra o trabalho de projeto, a investigação ambiental, a reportagem e comunicação jornalísticas, a utilização da Internet, a participação na imprensa local, a realização de trabalho de campo, missões e intercâmbios, a prática da língua inglesa, para além de formação de professores(as) e alunos(as). Anualmente, decorrem concursos nacionais e internacionais que visam premiar os melhores trabalhos.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas,I.P. apoia tecnicamente a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a ONGA que, em Portugal, coordena este projeto. O ICNF faz, assim, parte da Comissão Nacional deste programa e colabora no Seminário Nacional, no qual participam centenas de professores(as) e alunos(as).

O ICNF é também membro dos Júris de concursos, avaliando os trabalhos apresentados pelas escolas/ alunos(as). Para além disso, fornece à ABAE informação vária acerca da Biodiversidade, Áreas Protegidas / Classificadas e Floresta, de modo a promover a abordagem dessas temáticas nos artigos a elaborar pelos(as) discentes.

Alguns e algumas estudantes abordam as Áreas Protegidas e as zonas florestais nos seus artigos, fotos e vídeos pesquisando, fazendo visitas e, por vezes, entrevistando funcionários(as) dessas áreas, de modo a obterem informação acerca da sua importância e dos valores naturais e culturais daquelas zonas.

No âmbito do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente, a ABAE, com o apoio de várias entidades, organiza e disponibiliza, diversas atividades para as escolas e Jovens Repórteres inscritos, nomeadamente:
 
  • Um Seminário Nacional de dois dias para professores(as) e alunos(as);
  • Missões de investigação ambiental com a duração média de cinco dias para os(as) Jovens Repórteres nacionais e internacionais; e
  • Diversos concursos nas categorias artigo/reportagem, fotoreportagem e videoreportagem.

 

Blog nacional dos JRA
Acções do Documento
classificado em: