Você está aqui: Entrada / AGIR / Comemorações / Dia Mundial de Combate à Desertificação - 17 junho

Dia Mundial de Combate à Desertificação - 17 junho

Dia Mundial de Combate à Desertificação | 17 junho

Celebrado desde 1995, esta efeméride visa promover a consciencialização face à necessidade de promover a cooperação internacional para combater a desertificação e os efeitos da seca. 

Em1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 17 de junho como "Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca" (Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas A/RES/49/115) [PDF 11,5 ] para promover a consciencialização pública acerca desta tema e a implementação da Convenção das Nações Unidas  de Combate à Desertificação nos países que sofrem secas severas e/ou desertificação, particularmente em África. 

Desde então, os países que assinaram a Convenção, organizações quer do Sistema das Nações Unidas, quer outras internacionais e não-governamentais, bem como outros agentes têm celebrado este dia com atividades várias um pouco por todo o mundo.
 
O Dia Mundial de Combate à Desertificação é uma ocasião única para lembrar que a desertificação pode ser eficazmente combatida, que existem soluções e que as principais ferramentas para tal assentam no fortalecimento da participação das comunidades e da cooperação a todos os níveis.
 
Materiais internacionais de apoio à celebração:
 

 

Acções do Documento