Você está aqui: Entrada / ÁREAS PROTEGIDAS / Âmbito Nacional / Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém/Torres Novas

Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém/Torres Novas

Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém/Torres Novas. Diploma de criação e área.
Vista geral Centro
Vista geral do Monumento Natural e do Centro. 
 
 
 
O Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém / Torres Novas localiza-se na povoação do Bairro, a 10 km de Fátima, no extremo oriental da serra de Aire, uma das unidades geomorfológicas que compõem o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).
 
É considerado um importantíssimo registo icnofóssil do período Jurássico, o qual inclui as pegadas de alguns dos maiores seres que alguma vez povoaram o planeta Terra: os dinossáurios saurópodes. 
 
Na laje calcária, onde as pegadas de dinossáurios se conservaram ao longo de 175 milhões de anos, podem ser observados cerca de 20 trilhos ou pistas, entre as quais a mais longa pista, com 147 m de comprimento, de dinossáurios saurópodes até hoje conhecida no mundo.
 
Pegadas Pegadas (1)
Pegadas de dinossáurios.
 
A abertura ao público do Monumento Natural efetuou-se em 1997, tendo sido criado um circuito pedagógico, onde as e os visitantes podem aprender mais sobre a história da Terra, através da visualização de painéis informativos e de leitores de paisagem.
 
Atualmente, existem várias modalidades de visita ao Monumento Natural, para o que deverá ser contactado o mesmo.
 
Contacto
Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém/Torres Novas
Estrada de Fátima | Bairro
2490-216 Ourém
Tel.: (+351) 249 530 160
 
Glossário
Dinossáurio - provém da palavra "dinosauria", criada por um cientista inglês para designar um grupo de organismos de que apenas se conhecem fósseis. "Dinossáurio" provém do grego "deinós" que significa "espantoso, terrível, perigoso, medonho" e "saûro" que significa "lagarto".
Icnito ou icnofóssil - do grego "iknos" que significa "traço" ou "vestígio". Na verdade, é um fóssil de vestígios da atividade biológica de organismos que existiram no passado (as pegadas, as pistas de deslocação, os excrementos, os ovos e as marcas de dentadas fossilizadas são exemplos de icnofósseis).
Jurássico - período geológico no qual dominaram os dinossáurios e em que o desenvolvimento da vegetação era abundante. Durou cerca de 54 milhões de anos, sensivelmente entre 208 a 144 milhões de anos atrás.
Saurópodes - dinossáurios pertencentes à Subordem Sauropoda. Eram herbívoros com cabeça pequena e pescoço e cauda compridos.
Acções do Documento