Você está aqui: Entrada / ÁREAS PROTEGIDAS / Âmbito Nacional / Monumento Natural de Carenque

Monumento Natural de Carenque

Monumento Natural de Carenque. Diploma de criação e área. Caracterização. Dinossáurios.
 
 

Caracterização

Jazida de pegadas de dinossáurios situada no concelho de Sintra, freguesia de Belas.

Esta jazida, descoberta em 1996 numa pedreira desativada (1 km a SE de Belas), localiza-se numa delgada camada de calcário do Cretácico Superior (Cenomaniano Médio Superior), com uma idade estimada em 90 a 95 milhões de anos, contendo um registo fóssil constituído por mais de uma centena de pegadas numa pista produzida por dois quadrúpedes herbívoros e, possivelmente, por carnívoros bípedes com mais de 120 m de comprimento.
 
Conhecem-se, em Portugal, várias outras pistas de pegadas de dinossáurios, no Jurássico Superior e no Cretácico Inferior, mas esta é, em toda a Península Ibérica, a mais recente, início do Cretácico Superior, e notável pela sua rara extensão, que ascende a cerca de 127 m.
 
Esta pista poderá considerar-se um dos maiores rastos contínuos conhecidos de um registo fóssil deste tipo, com mais de uma centena de pegadas e ainda alguns icnitos tridáctilos, possivelmente de carnívoros bípedes (Theropoda).
 
Estudos científicos referem que o conteúdo micropaleontológico e os aspetos da microfácies da jazida são particularmente interessantes, possibilitando a reconstituição da evolução paleoambiental.
 

A construção do túnel de Carenque (CREL) prende-se com a preservação deste geomonumento.

Pequeno glossário
Dinossáurio - provém da palavra "dinosauria", criada por um cientista inglês para designar um grupo de organismos de que apenas se conhecem fósseis. "Dinossáurio" provém do grego "deinós" que significa "espantoso, terrível, perigoso, medonho" e "saûro" que significa "lagarto".
Icnito ou icnofóssil - do grego "iknos" que significa "traço" ou "vestígio". Na verdade, é um fóssil de vestígios da atividade biológica de organismos que existiram no passado (as pegadas, as pistas de deslocação, os excrementos, os ovos e as marcas de dentadas fossilizadas são exemplos de icnofósseis).
Jurássico - período geológico no qual dominaram os dinossáurios e em que o desenvolvimento da vegetação era abundante. Durou cerca de 54 milhões de anos, sensivelmente entre 208 a 144 milhões de anos atrás.
Saurópodes - dinossáurios pertencentes à Subordem Sauropoda. Eram herbívoros com cabeça pequena e pescoço e cauda compridos.
Acções do Documento