Você está aqui: Entrada / ÁREAS PROTEGIDAS / Âmbito Nacional / Monumento Natural dos Lagosteiros

Monumento Natural dos Lagosteiros

Monumento Natural dos Lagosteiros. Diploma de criação e área. Caracterização.
MN Lagosteiros  - ALF
Monumento Natural dos Lagosteiros vendo-se algumas pegadas de dinossáurios (® Ana Lídia Freire). 
 


Passou a estar englobado nos novos limites do Parque Natural da Arrábida (RCM n.º 141/2005, de 23 de agosto).

  • Área: 5,08 ha (PNArr)

 

Caracterização

As jazidas de icnofósseis dos Lagosteiros constituem um importante conjunto de ocorrências paleontológicas no concelho de Sesimbra. Sobressai no domínio da paleoicnologia dos dinossáurios, devido ao seu interesse científico, que lhe é conferido pela elevada qualidade dos icnitos e trilhos em que se constituem, pelo seu número, diversidade e distribuição no tempo.

Pequeno glossário
Dinossáurio
- provém da palavra "dinosauria", criada por um cientista inglês para designar um grupo de organismos de que apenas se conhecem fósseis. "Dinossáurio" provém do grego "deinós" que significa "espantoso, terrível, perigoso, medonho" e "saûro" que significa "lagarto".
Icnito
ou icnofóssil - do grego "iknos" que significa "traço" ou "vestígio". Na verdade, é um fóssil de vestígios da atividade biológica de organismos que existiram no passado (as pegadas, as pistas de deslocação, os excrementos, os ovos e as marcas de dentadas fossilizadas são exemplos de icnofósseis).
Jurássico - período geológico no qual dominaram os dinossáurios e em que o desenvolvimento da vegetação era abundante. Durou cerca de 54 milhões de anos, sensivelmente entre 208 a 144 milhões de anos atrás.

Acções do Documento