Visitar

Visitar
Visitar o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Percursos pedestres e itinerário automóvel, atividades de turismo de natureza. Publicações.

Algar do Pena OM
Visitantes no Algar do Pena  (® Olímpio Martins).

Percursos e itinerário automóvel

 

Para saber que atividades pode realizar e onde, consulte a Carta de Desporto da Natureza deste Parque e o Regulamento:

 

Consulte também a lista de empresas autorizadas para o efeito no Registo Nacional de Turismo.

 
 

+INFO:

 

A informação contida nestes sítios é da responsabilidade das instituições mencionadas. O ICNF não se responsabiliza pela garantia do acesso.

Os percursos pedestres e o Turismo de Natureza no PNSAC 

Cada vez mais os espaços naturais surgem, no contexto internacional e nacional, como destinos turísticos em que a existência de valores naturais e culturais constituem atributos indissociáveis do turismo de natureza.

As Áreas Protegidas são, deste modo, locais privilegiados como novos destinos, em resposta ao surgimento de outros tipos de procura, propondo a prática de atividades ligadas ao recreio, ao lazer e ao contacto com a natureza e com as culturas locais (in Guia Percursos Pedestres, Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Ed. Região de Turismo de Leiria-Fátima, 2006).

O pedestrianismo, conforme definido na Carta de Desporto de Natureza do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, publicada pela Portaria nº 1465/2004, de 17 de dezembro, consiste na atividade de percorrer distâncias a pé, na natureza, em que intervêm aspetos turísticos, culturais e ambientais, desenvolvendo-se, normalmente, por caminhos bem definidos, sinalizados com marcas e códigos internacionalmente aceites.

Neste contexto, e de forma a que a e o visitante possa conhecer e usufruir de forma ordenada e sustentada de alguns dos aspetos mais significativos que caracterizam e individualizam esta área protegida, desde 1989, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros tem vindo a criar, em colaboração com outros entidades, uma rede de percursos pedestres, numa extensão aproximada de 160 Km. (in Maia, A., 1992. Naturalmente. PNSAC, 1992).

Venha visitar o Parque Natural e participe na sua conservação!  

 

Publicações

  • Guia Percursos Pedestres. PNSAC [PDF 2,9 MB]
    Editado em 2006, pela Região de Turismo de Leiria-Fátima, inclui informações detalhadas, tais como mapas e fotos.
Acções do Documento