Habitats
Vegetação nas arribas litorais.
O Sítio Costa Sudoeste apresenta uma elevada biodiversidade a nível de espécies e um total de 35 habitats naturais, sendo, muitos deles, exclusivos desta área. Trata-se do Sítio com maior número de espécies vegetais prioritárias e maior número de endemismos portugueses e locais. Nele existem nove habitats prioritários (assinalados com *), nomeadamente:
31 Águas paradas
51 Matos submediterrânicos e temperados
91 Florestas da Europa temperada
Destaca-se uma significativa zona marinha, com arribas litorais, praias, dunas, charnecas e zonas húmidas (que incluem estuários, sistemas lagunares, cursos de água, lagoas temporárias, pequenos açudes e uma vasta zona húmida costeira), bem como os habitats das falésias, do planalto costeiro e dos barrancos serranos, pelos valores florísticos que suportam.
Presença da única população marinha de lontra Lutra lutra conhecida em Portugal, ocorrência significativa do rato de Cabrera Microtus cabrerae, local importante para o lagarto-de-água Lacerta schreiberi, troços de água onde ocorre a boga-portuguesa chondrostoma lusitanicum e avifauna notável pela sua abundância relativa e diversidade específica. População marítima de cegonha-branca Ciconia ciconia com ninhos construídos em rochedos litorais.