Você está aqui: Entrada / ÁREAS PROTEGIDAS / Parques Naturais / Parque Natural do Tejo Internacional / Geologia | Hidrologia | Clima

Geologia | Hidrologia | Clima

Geologia | Hidrologia | Clima
Geologia, hidrologia e clima do Parque Natural do Tejo Internacional.

PNTI - rio Erges
Rio Erges.

Geologia

O Parque Natural do Tejo Internacional insere-se na unidade estrutural do Maciço Antigo ou Hespérico, na extremidade este da Zona Centro Ibérica portuguesa. A zona geotectónica do Maciço Antigo, enquadrada na era geológica do Pré-Câmbrico e do Paleozoico, é constituída pelas rochas mais antigas, eruptivas e metamórficas.

Predominam as rochas do complexo xisto-grauváquico, de idade ante-Ordovícica, intruídas por rochas magmáticas intrusivas onde se destacam as rochas graníticas e as rochas filonianas.

Hidrologia

Esta Área Protegida engloba a quase totalidade do troço internacional do vale do rio Tejo e as secções finais de três dos seus afluentes: o rio Erges, por onde passa a fronteira entre Portugal e Espanha; a ribeira do Aravil, separador entre os municípios de Castelo Branco e Idanha-a-Nova; e o rio Ponsul, que delimita parcialmente o concelho de Vila Velha de Ródão.

Clima

O clima é de cariz mediterrânico caracterizado pelo pico do calor e a maior secura coincidirem no tempo. Por outro lado, aponta-se a bacia hidrográfica do rio Tejo como divisor entre o clima quente e seco característico da região sul de Portugal Continental e o clima temperado e húmido característico da região norte.
 

Acções do Documento
classificado em: