Habitats

Habitats
Habitats do Parque Natural do Tejo Internacional.

PNTI - Vegetação (2)
Vegetação, com estevas em primeiro plano. 

No Parque Natural do Tejo Internacional ocorrem dezasseis Habitats Naturais inscritos no Anexo B-I do Decreto-Lei n.º 49/2005, de 24 de fevereiro, três dos quais prioritários  (assinalados com *), nomeadamente:

3 Habitats de água doce
31 Águas paradas
3170 [PDF 296 KB] Charcos temporários mediterrânicos*

6 Formações herbáceas naturais e seminaturais
62 Formações herbáceas secas seminaturais e fácies arbustivas
6220 [PDF 392 KB] Subestepes de gramíneas e anuais da Thero-Brachypodietea *

9 Florestas
91 Florestas da Europa temperada
91E0 [PDF 368 KB] Florestas aluviais de Alnus glutinosa e Fraxinus excelsior (Alno-PadionAlnion incanae, Salicion albae) *

  

Vales encaixados

Os vales encaixados dos rios Tejo e Erges e alguns troços da ribeira do Aravil e do rio Ponsul, com escarpas inacessíveis e beneficiando de um relativo isolamento, suportam formações vegetais densas e diversificadas como os zambujais, os azinhais, os retamais, os estevais e os rosmaninhais.

O montado de azinho e sobro

De entre os diversos tipos de comunidades existentes destaca-se, pela superfície ocupada, o montado de azinheira Quercus rotundifolia e sobreiro Quercus suber, que se apresenta ora com árvores isoladas e culturas arvenses sob coberto, ora com árvores de menor porte ou bosquetes, restringindo-se a cultura arvense às baixas e encostas menos pedregosas.

A vegetação ripícola

Salientam-se, igualmente, pela sua importância ecológica, os salgueirais de Salix spp. que formam galerias ao longo das linhas de água, nos troços não sujeitos a forte estiagem, enquanto os tamujais de Flueggea tinctoria se localizam nos troços das linhas de água com forte estiagem, especialmente a leste, junto ao rio Erges. A estas comunidades acrescentam-se os amiais de Alnus glutinosa, contíguos às margens e os freixiais de Fraxinus angustifolia, em terraços aluvionares na orla do corredor ribeirinho. 

PNTI - Montado de sobro PNTI - vegetação ripícola
Montado de sobro e vegetação ripícola.

Topo