Fauna

Fauna
Fauna da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

Acanthodactylus erythrurus Lagartixa-de-dedos-denteados Ana Martins
Lagartixa-de-dedos-denteados Acanthodactylus erythrurus (® Ana Martins).

Apesar das dimensões relativamente pequenas da área, foram identificadas na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, 169 espécies de fauna terrestre, incluindo:

  • 119 de aves;
  • 23 de mamíferos;
  • 16 de répteis; e
  • 11 de anfíbios.
     

Papilio machaon Borboleta-cauda-de-andorinha Ana Martins Rana perezi Rã-verde Ana Martins
Borboleta-cauda-de-andorinha Papilio machaon e rã-verde Rana perezi (® Ana Martins)

As espécies de mamíferos comuns na nossa fauna, caso do coelho-bravo Orytolagus cuniculus, da fuínha Martes foina, do ouriço-cacheiro Erinaceus europaeus, do rato-do-campo Apodemus sylvaticus ou da raposa Vulpes vulpes, ou mais raras, como é o caso do morcego-rabudo Tadaria teniotis.

Vulpes vulpes Raposa  Falco peregrinus Falcão-peregrino CGV
Raposa Vulpes vulpes (® A. Correia) | Falcão-peregrino Falco peregrinus (® Cristina Girão Vieira).


Em termos de avifauna, podemos observar rapinas como o búteo ou águia-de-asa-redonda Buteo buteo, o peneireiro-comum ou peneireiro-de-dorso-malhado Falco tinnunculus, rapinas noturnas como o mocho-galego Athene noctua e a coruja-do-mato Strix aluco, a rola-comum Streptopelia turtur, o pica-pau-malhado-grande Dendrocopus major, a gralha-preta Corvus corone, bem como um grande elenco de passeriformes (i.e. aves vulgarmente conhecidas como "pássaros").

Nos anfíbios e répteis verifica-se também uma boa representação. De entre os primeiros podem citar-se a salamandra-de-costelas-salientes Pleurodeles walti, o sapo-corredor Bufo calamita, o sapo-de-unha-negra Pelobates cultripes e a rela-comum Hyla arborea. Nos répteis, mais adaptados às condições de aridez, são comuns a lagartixa-do-mato-ibérica Psammodromus algirus, o sardão Lacerta lepida, a cobra-cega Blanus cinereus, a cobra-rateira Malpolon monspessulanus, entre outros.

Entre as 10 espécies que apresentaram valores ecológicos mais elevados, incluem-se 7 aves, 2 répteis e um anfíbio. Este grupo inclui espécies como a víbora-cornuda Vipera latastei, a lagartixa-de-dedos-denteados Acanthodactylus erythrurus, a rã-de-focinho-pontiagudo Discoglossus galganoi, o falcão-peregrino Falco peregrinus e o andorinhão-real Apus melba, o noitibó-de-nuca-vermelha Caprimulgus ruficollis, o noitibó-cinzento Caprimulgus europaeus, a gaivota-de-audouin Larus audouinii e o garajau Sterna hirundo.

Topo