Geologia | Hidrologia | Clima

Geologia | Hidrologia | Clima
Geologia, hidrologia e clima da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.
PPAFCC - Litoral Ana Martins 710-150 pxl
Litoral (® Ana Martins).
 

Geologia e solos

A arriba fóssil insere-se na unidade morfoestrutural da Bacia Sedimentar do Tejo e Sado. No início do Terciário, aquela unidade foi uma vasta depressão tectónica, aberta às influências oceânicas, sendo, progressivamente, preenchida por estratos sedimentares sub-horizontais com enorme conteúdo fossilífero (gastrópodes, lamelibrânquios e peixes tropicais do Miocénico que indicam mares ou correntes quentes). Os sedimentos tiveram origem nas sucessivas e alternadas transgressões e regressões marinhas, com uma idade de cerca de 15 milhões de anos (MA).

De acordo com a Carta Geológica de Portugal, à escala 1:25000, folhas n.º 442 e 453, do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, na área ocorrem formações com idades do Miocénico médio (Serravaliano) ao Holocénico, (da base para o topo):

  • Formação das Argilas de Xabregas (Mxa) - Miocénico médio (Serravaliano);
  • Formações dos Calcários de Marvila e dos Grés de Grilos indiferenciadas (Mmg), - Miocénico médio a superior (Serravaliano a Tortoniano inferior);
  • Areolas de Braço de Prata, Areolas de Cabo Ruivo (Mcb) e Depósitos de Ribeira da Lage (Mrl) - Miocénico superior (Tortoniano);
  • Formação de Santa Marta (Psm) - Pliocénico;
  • Conglomerado de Belverde (Qbe) - Plistocénico; e
  • Dunas antigas e areias eólicas indiferenciadas (Qae), dunas (d), Areias de praia (ap), depósitos de vertente (v) e aluviões e/ou aterros (a) - Holocénico.

 

Grande parte dos solos presentes na Paisagem Protegida corresponde a solos incipientes, sendo solos pouco evoluídos, sem horizontes claramente diferenciados, devido à sua recente formação. Destes, a maior parte corresponde a Regossolos e, em menor percentagem, a Solos de Baixas onde se pratica quase toda a agricultura existente na área.

Os solos mais evoluídos (Podzóis Hidromórficos e Solos Hidromórficos), que representam uma menor percentagem da área, encontram-se essencialmente na área do Pinhal da Aroeira e respetiva zona urbanizada. Os Solos Litólicos e os Solos Calcários são solos pouco evoluídos com pequena expressão.
 

Estratigrafia e geomorfologia

PPAFCC - Estratigrafia PPAFCC - geomorfologia
Clique na primeira imagem para ampliar [JPG 162 KB]  
 

Hidrologia

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica abrange parte da bacia hidrográfica da ribeira da Foz do Rego e desagua diretamente no oceano.

Esta bacia hidrográfica não apresenta grandes diferenças de altitude, onde as zonas altas mais significativas se encontram na plataforma litoral, a norte na zona dos Capuchos (114 m), Casalinho e Vila Nova da Caparica (±100 m) e, a zona mais baixa na planície litoral junto à estrada que ladeia o areal (10 m), encontrado o mar junto à praia da Rainha.

Para além desta bacia hidrográfica existem ainda outras pequenas linhas de água e depressões que podem originar linhas de escoamento ocasionais, mas que não foram individualizadas. Todas estas linhas de água, de menor expressão, foram integradas numa zona que se designou por Arriba Fóssil.

Clima

Do ponto de vista climático, a Paisagem Protegida insere-se numa região de transição, com características variáveis de acordo com o relevo e a exposição, sendo que a península de Setúbal constitui, ainda que não diretamente, um espaço aberto às massas de ar marítimas.

Em relação à temperatura na região verifica-se que, em termos médios anuais, é de 14º C.

A temperatura da região é influenciada, pela geografia, pelo oceano Atlântico, pela serra da Arrábida e pelo estuário do rio Tejo. A proximidade do oceano contribui para atenuar as variações térmicas em toda a região litoral.

Os valores médios mensais variam regularmente ao longo do ano, registando-se o máximo (19,8ºC) no verão, no mês de agosto, e o mínimo (9,4ºC) no inverno, no mês de janeiro. 

Acções do Documento
classificado em: