Flora

Flora
Flora da Reserva Natural das Berlengas.

Armeria berlengensis AT
Armeria berlengensis em flor (® António Teixeira).
 

Algumas das espécies de flora presentes no arquipélago das Berlengas são únicas na Terra (espécies endémicas da Berlenga), outras, têm distribuição muito restrita. A quase ausência de espécies arbóreas explica-se pela dificuldade de instalação, devido à falta de solo e aos ventos fortes carregados de sal.

A Berlenga Grande tem inventariadas cerca de uma centena de espécies de porte herbáceo e arbustivo, de entre as quais as seguintes espécies endémicas: Armeria berlengensis; Pulicaria microcephala;Herniaria berlengiana. Devido à antiguidade e isolamento da ilha e às particularidades do substrato rochoso, aquelas plantas adquiriram características que as tornam diferentes das congéneres continentais.

Armeria berlengensis RNB - Chorão em flor
Armeria berlengensis (® Eduardo Mourato) | Chorão-das-praias, uma planta invasora da África do Sul.

Destacam-se ainda duas espécies endémicas do litoral ibérico, nomeadamente, Echium rosulatum e Scrophularia sublyrata, bem como uma espécie endémica do litoral galego e português, Angelica pachycarpa.

A sobrevivência das comunidades vegetais da ilha é afetada pela pressão dos herbívoros (coelho e rato-preto), pela densidade da população de gaivotas, pela introdução de espécies vegetais invasoras (caso do chorão Carpobrotus edulis) e também por algum pisoteio provocado por visitantes. Por isso, não saia dos trilhos nem alimente as gaivotas!

Acções do Documento