Você está aqui: Entrada / CAÇA / Sanidade / Triquinose em Carne de Caça Maior

Triquinose em Carne de Caça Maior

Triquinose em Carne de Caça Maior
Nota Informativa sobre o seu consumo e Edital da DGAV

No contexto da aplicação do Plano de Vigilância Sanitária em Caça Maior, implementado em colaboração como ICNF, o INIAV e com Organizações do Sector da Caça, foi detetada a presença de larvas de Trichinella spp., em javalis abatidos nos concelhos de Trás-os-Montes.

triquinelose é uma doença parasitária transmissível dos animais ao homem através do  consumo de carne infetada com larvas do parasita e integra a lista de doenças de  declaração obrigatória nacional e a lista de doenças notificáveis à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Para além do Homem, os suínos, os solípedes, os javalis e outros mamíferos podem ser infetados por Trichinella spp.

Assim, face ao potencial risco associado ao consumo desta carne de caca selvagem, divulga-se o Edital da DGAV, que determina que todos os animais abatidos em atos venatórios praticados na área dos concelhos de Trás-os-Montes, sejam submetidos à pesquisa de triquinelose previamente a qualquer tipo de consumo, quer na colocação no mercado, quer para consumo doméstico privado.

A DGAV recomenda ainda, como medida de precaução, que qualquer carne proveniente de javalis abatidos fora da área de risco que não tenham sido submetidos à pesquisa de triquinelose seja sujeita a tratamento térmico por cozedura ou congelação nos termos indicados no Edital.

 

Acções do Documento