Você está aqui: Entrada / FLORESTAS / Arvoredo de Interesse Público / Avisos / 2007 - Avisos

2007 - Avisos

Avisos de classificação e desclassificação de arvoredo de interesse público publicados em 2007.

Avisos de Desclassificação

 

Aviso n.º 8/2007
Por já não reunirem as condições que levaram à classificação como “Árvores de Interesse Público”, ao abrigo do parágrafo único, do Art.º 1.º, do Decreto-Lei n.º 28468, de 15 de fevereiro de 1938, são desclassificados, como Árvores de Interesse Público, 2 Quercus robur  L., árvores vulgarmente conhecidas por carvalhos-roble ou carvalhos-alvarinho:

  • um situava-se no Lugar do Coval, freguesia de Vandoma, concelho de Paredes; e
  • outro na Quinta da Torre, freguesia de Loivo, concelho de Vila Nova de Cerveira.
 

Estas classificações tinham sido publicadas no Diário do Governo, n.º 127, II Série, de 02/06/1944, e no Diário da República, n.º 106, II Série, de 09-05-1989, respetivamente.

Lisboa, 1 de Fevereiro de 2007
            O Director-Geral
(Prof. Francisco Manuel Castro Rego)

 

Avisos de Classificação n.º:

16/2007 - azinheira na Quinta da Cerca
15/2007 - dragoeiro no terreno anexo ao Palácio Luz (em ruínas)
14/2007 - sobreiro na Herdade do Monte da Serra do Bispo
13/2007 - 2 castanheiros no Lugar de Vilarinha de Lomba
12/2007 - 2 "Sementões" na Mata Nacional do Urso
11/2009 - 3 "Sementões" na Mata Nacional do Pedrógão
10/2007 - 5 "Sementões" na Mata Nacional do Pedrógão
09/2007 - vários exemplares de "pinheiros rastejantes do litoral" na Mata Nacional de Pedrógão
07/2007 - 2 carvalhos-português ou cerquinho no Lugar da Pocariça
06/2007 - dragoeiro no Hospital de Sant’Ana
05/2007 - 3 povoamentos mistos de sobreiro/azinheira e maciço de sobreiros, no Parque Florestal de Monsanto
04/2007 - oliveira no lugar de Cascalhos
03/2007 - sobreiro em Nodeirinho
02/2007 - 4 carvalhos-roble (ou carvalhos-alvarinho), uma magnólia-sempreverde e um sobreiro
01/2007 - azinheira no recinto do Santuário de Fátima
 
Avisos:
 

Aviso n.º 16/2007 [PDF 129 KB]
Classifica de interesse público um Quercus ilex L. spp. rotundifolia, árvore vulgarmente conhecida por azinheira, existente na Quinta da Cerca, freguesia de Vilar Seco, concelho de Nelas, pertencente à Câmara Municipal de Nelas, cuja localização se indica em excerto de mapa extraído da Carta Militar n.º 200 do Serviço Cartográfico do Exército.

Aviso n.º 15/2007 [PDF 149 KB]
Classifica de interesse público um Dracaena draco L., árvore vulgarmente conhecida por dragoeiro, existente no terreno anexo ao Palácio Luz (em ruínas), freguesia de Carnide, concelho de Lisboa, cuja localização se indica em excerto de mapa extraído da Carta Militar n.º 431, do Serviço Cartográfico do Exército.

 

Aviso n.º 14/2007 [PDF 128 KB]
Classifica de interesse público um Quercus suber L., árvore vulgarmente conhecida por sobreiro, existente na Herdade do Monte da Serra do Bispo, freguesia de S. Brás e S. Lourenço, concelho de Elvas, pertencente à Sociedade de Exploração Agrícola Lda., Econagrar, cuja localização se indica em excerto de mapa extraído da Carta Militar n.º 413, do Serviço Cartográfico do Exército.

 

Aviso n.º 13/2007 [PDF 207 KB]
Classifica de interesse público 2 exemplares de Castanea sativa Miller, árvores vulgarmente conhecidas por castanheiros, existentes no Lugar de Vilarinha de Lomba, freguesia de Quirás, concelho de Vinhais, cuja localização se indica em excerto de mapa extraído da Carta Militar n.º 10 do Serviço Cartográfico do Exército.

 

Aviso n.º 12/2007
Classifica de interesse público 2 exemplares de Pinus pinaster Aiton, regionalmente conhecidos por Sementões, existentes na Mata Nacional do Urso, Guarda do Norte (Talhão 162), freguesia de Carriço, concelho de Pombal, propriedade do Estado, cuja localização se indica em excerto de mapa extraído da Carta Militar n.º 261, do Serviço Cartográfico do Exército.

 

Aviso n.º 11/2007
Classifica de interesse público 3 exemplares de Pinus pinaster Aiton, regionalmente conhecidos por Sementões, existentes na Mata Nacional do Pedrógão, no Talhão 23, freguesia de Coimbrão, concelho de Leiria, propriedade do Estado, cuja localização se indica em excerto de mapa extraído da Carta Militar, Folha n.º 272, do Serviço Cartográfico do Exército.

Aviso n.º 10/2007
Classifica de interesse público 5 exemplares de Pinus pinaster Aiton, regionalmente conhecidos por Sementões, existentes na Mata Nacional do Pedrógão, no Talhão 38, freguesia de Coimbrão, concelho de Leiria, propriedade do Estado, cuja localização se indica no excerto de mapa extraído da Carta Militar n.º 272, do Serviço Cartográfico do Exército

 

Aviso n.º 9/2007
Classifica de interesse público o seguinte arvoredo existente na Mata Nacional de Pedrógão, freguesia de Coimbrão, concelho de Leiria, propriedade do Estado, cuja localização se indica em excertos de mapas extraídos da Carta Militar, Folha n.º 272, do Serviço Cartográfico do Exército:

  • um Pinus pinaster Aiton, regionalmente conhecido por "pinheiro rastejante do litoral", localizado no Talhão 44, a norte (entre o aceiro da Mata Nacional e a ETAR da Praia de Pedrógão); e
  • um arvoredo de Pinus pinaster Aiton (pinheiros rastejantes do litoral), localizado no Talhão 20, a norte, junto à estrada que sai da rotunda da Praia de Pedrógão.

 

Aviso n.º 7/2007
Classifica de interesse público duas árvores da espécie Quercus faginea Lam., vulgarmente conhecidas por carvalho-português ou cerquinho, existentes no Lugar da Pocariça, freguesia de Maceira, concelho de Leiria, pertencentes ao Centro Popular e Recreativo da Pocariça, cujas localizações se indicam em excerto de mapa extraído da Carta Militar, Folha n.º 296, do Serviço Cartográfico do Exército. O local onde se encontram as árvores é ponto de encontro e de realização de festas e romarias.

 

Aviso n.º 6/2007
Classifica de interesse público uma árvore da espécie Dracaena draco L., vulgarmente conhecida por dragoeiro, existente no Hospital de Sant’Ana, freguesia de Parede, concelho de Cascais, cuja localização se indica em excerto de mapa extraído da Carta Militar, Folha n.º 430, do Serviço Cartográfico do Exército. É classificado de interesse público pelo porte, idade, raridade, valor histórico e paisagístico.

Aviso n.º 5/2007
Nos termos do Decreto-Lei n.º 28468, de 15 de fevereiro de 1938, do Decreto n.º 20985, de 7 de março de 1932, do Decreto Regulamentar n.º 80/2004, de 10 de abril, e da Portaria n.º 574/2004, de 28 de maio, são classificados de interesse público os seguintes conjuntos arbóreos existentes no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, identificados com os números 6 a 9 em excerto de mapa extraído da Carta Militar n.º 431, à escala 1/25.000, do Serviço Cartográfico do Exército:

  • 3 povoamentos mistos de sobreiro/azinheira, situados respetivamente na Encosta da Serafina (Mancha 6), Monte das Perdizes (Mancha 7) e Encosta do Calhau (Mancha 8); e
  • um maciço de sobreiros existente no Parque Infantil do Alvito (Mancha 9).

 

Aviso n.º 4/2007
Classifica de interesse público uma árvore da espécie Olea europaea L. var. europaea, vulgarmente conhecida por oliveira, existente no Lugar de Cascalhos, freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, cuja localização se indica em excerto de mapa extraído da Carta Militar, do Serviço Cartográfico do Exército.

 

Aviso n.º 3/2007
Classifica como Árvore de Interesse Público um Quercus suber L., vulgarmente conhecido por sobreiro, existente em Nodeirinho, freguesia da Graça, concelho de Pedrógão Grande, propriedade da Comissão da Fábrica da Igreja, cuja localização se indica em excerto de mapa extraído da Carta Militar, Folha n.º 276, do Serviço Cartográfico do Exército.

 

Aviso n.º 2/2007
Classifica como Árvores de Interesse Público os seguintes exemplares, situados na freguesia e concelho de Pedrógão Grande, cujas localizações se indicam em excerto de mapa extraído da Carta Militar, Folha n.º 276, do Serviço Cartográfico do Exército:

  • um conjunto de 4 exemplares de Quercus robur L., vulgarmente conhecidos por carvalhos-roble ou carvalhos-alvarinho, existentes no Jardim da Devesa, pertencentes à Câmara Municipal de Pedrógão Grande;
  • uma Magnolia grandiflora L., vulgarmente conhecida por magnólia-sempreverde, existente na Casa da Criança, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande;
  • um Quercus suber L., vulgarmente conhecido por sobreiro, existente na Av. Sá Carneiro, nos limites exteriores da Santa Casa da Misericórdia, pertencente à Câmara Municipal de Pedrógão Grande.

 

Aviso n.º 1/2007
Classifica de interesse público uma árvore da espécie Quercus rotundifolia Lamb., vulgarmente conhecida por azinheira, existente no recinto do Santuário de Fátima, junto da Capelinha das Aparições, freguesia de Fátima, concelho de Ourém, cuja localização se indica em excerto de mapa extraído da Carta Militar do Serviço Cartográfico do Exército. Árvore de grande simbolismo e devoção por estar tradicionalmente associada às Aparições de Nossa Senhora de Fátima.

 

Acções do Documento