O Que é

Fogo Técnico: fogo controlado; e fogo de supressão. Competências do ICNF, I. P..

 

O Fogo Técnico engloba as modalidades de fogo controlado e fogo de supressão. O fogo controlado é vocacionado para as vertentes de prevenção DFCI (Defesa da Floresta Contra Incêndios) e gestão dos espaços florestais, por sua vez o fogo de supressão consiste em técnicas que pretendem a extinção de incêndios florestais através da utilização de fogo, localizado estrategicamente para o efeito.

O Regulamento do Fogo Técnico, anexo ao Despacho n.º 7511/2014, de 9 de junho, atribui ao ICNF I.P. as competências de reconhecimento da formação em fogo controlado, a credenciação de técnicos em fogo controlado, a gestão da base de dados nacional do fogo controlado, bem como a credenciação de operacional de queima. Um operacional de queima surge como uma figura operativa qualificada para o efeito para executar fogo controlado e fogo de supressão, sob as orientações de técnicos credenciados nas respetivas modalidades.

De acordo com o mesmo Regulamento, a gestão das normas que enquadram o fogo de supressão, bem como a credenciação de técnicos em fogo de supressão, são da competência da ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil.

 

Acções do Documento
classificado em: , ,