Você está aqui: Entrada / FLORESTAS / Gestão Florestal / PGF - Planos de Gestão Florestal / Publicitações / Em curso / PGF - Mata Nacional de Leiria (Fim: 01/02/2022)

PGF - Mata Nacional de Leiria (Fim: 01/02/2022)

PLANO DE GESTÃO FLORESTAL DA MATA NACIONAL DE LEIRIA

A Mata Nacional de Leiria (MNL), também conhecida como Pinhal do Rei ou Pinhal de Leiria, situa-se nas freguesias da Marinha Grande e de Vieira de Leira, concelho da Marinha Grande e distrito de Leiria, possuindo uma área de 11 021,44 hectares.

Encontra-se inserida no Programa Regional de Ordenamento Florestal do Centro Litoral (PROF CL), na sub-região homogénea Gândaras Sul e na sub-região homogénea das Dunas Litorais e Baixo Mondego.

A elaboração de um novo Plano de Gestão Florestal da Mata Nacional de Leiria (PGF-MNL) atende ao disposto no artº 45º do regulamento do PROF-CL, tendo sido desencadeada em sequência do complexo de incêndios florestais que percorreram esta área no dia 15/10/2017, agravada pela passagem da tempestade pós-tropical Leslie em 13/10/2018, tendo afetado cerca de 86% da MNL.

O novo PGF-MNL assenta nos princípios de uma gestão florestal sustentável e adaptativa, onde se destacam os seguintes objetivos:

  • Restauro dos ecossistemas e aumento da sua resiliência, designadamente contra incêndios rurais, plantas invasoras e agentes bióticos nocivos;
  • Multifuncionalidade da floresta, com diversificação dos bens e serviços dos ecossistemas prestados;
  • Promoção da biodiversidade, assente numa floresta de pinhal bravo, designadamente através da utilização de outras espécies autóctones sempre que as condições o permitam e da criação de pequenos charcos;
  • Potenciar a fruição da MNL pelas pessoas, através da melhoria das condições para realização de atividades de recreio compatíveis com a salvaguarda dos valores ambientais.

 

 

Consulta Pública

  • Início: 12/01/2022
  • Fim: 01/02/2022

 

O Plano de Gestão Florestal pode ser consultado no serviço regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF), na Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, sito na Av. D. Dinis, n.º 9, 2430-263 Marinha Grande.

Para expor as suas sugestões deverá preencher a “ficha de participação” e endereçar, por via postal, para a Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, sita na Quinta do Soqueiro, Rua Cónego António Barreiros, 3500–093 Viseu, ou enviar, por correio eletrónico, para o endereço drcnf.centro@icnf.pt.

ICNF.12.janeiro.2022

Acções do Documento