Você está aqui: Entrada / FLORESTAS / Gestão Florestal / Produção Florestal / Espécies Arbóreas Indígenas de Portugal Continental

Espécies Arbóreas Indígenas de Portugal Continental

Espécies arbóreas indígenas de Portugal continental. Guia de utilização. Inclui identificação das espécies, organização regional da arborização e orientações para o planeamento das arborizações.

Espécies arbóreas indígenas de Portugal continental - Guia de utilização (2016)

 

especies-indigenas-portugal-ed2016.jpg  Identifica as espécies indígenas, apresenta a organização regional da arborização, orientações para o planeamento das arborizações e informações complementares.

Segundo o 6.º Inventário Florestal Nacional, cerca de 70% da superfície arborizada é dominada por espécies indígenas (ou autóctones), que formam os tipos de povoamentos mais comuns no Continente. A diversificação da composição da floresta, quer ao nível regional, quer da composição dos povoamentos, deve assentar sobretudo nas espécies indígenas e é uma condição essencial para a compatibilização e valorização das diferentes funções desempenhadas pelos espaços florestais.

O Continente possui um acervo de espécies significativo e adaptado a quase todos os ambientes e procuras sociais, sendo porém pouco conhecido de muitos proprietários e gestores florestais ou mesmo de cidadãos preocupados com a defesa do ambiente e das paisagens regionais. Este Guia tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento das espécies arbóreas indígenas do Continente e fomentar a sua utilização nas arborizações, na natureza e nos espaços urbanizados, pretendendo ser uma primeira introdução ao tema, para cujo desenvolvimento o capítulo “Para saber mais” aponta diversos caminhos.

A declaração de 2012 da Assembleia Geral das Nações Unidas, designando o dia 21 de março como Dia Internacional das Florestas, constituiu uma oportunidade para que, neste dia (e nos outros do ano!) recordemos a importância das florestas e dos seus recursos e recuperemos o hábito já antigo de ativamente o comemorar: plantando árvores, de preferência indígenas. 

 

Conteúdo relacionado
PROF
Acções do Documento
classificado em: