Você está aqui: Entrada / FLORESTAS / Inventário Florestal Nacional

Inventário Florestal Nacional

Inventário Florestal Nacional (IFN). Estatística e cartografia. Abundância, estado e condição dos recursos florestais nacionais.

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é um processo de natureza estatística e cartográfica, que tem por objetivo avaliar a abundância, estado e condição dos recursos florestais nacionais. No IFN, a produção de estatísticas baseia-se em processos de amostragem, os quais são realizados em diferentes etapas que compõem a tarefa global de Inventário.

O 6.º IFN sucede a exercícios anteriores, permitindo assim avaliar a evolução temporal do estado e utilização dos recursos florestais. Em Portugal continental, o IFN iniciou-se em 1965 e, a partir dessa data, tem-se mantido de forma permanente com uma periodicidade aproximada de 10 anos.  

  DESIGNAÇÃO  ANO DE
REFERÊNCIA 
 IFN 1  Inventário Florestal Nacional 1965
 IFN 2  1.ª Revisão do IFN 1974
 IFN 3  2.ª Revisão do IFN 1985
 IFN 4  3.ª Revisão do IFN 1995
 IFN 5  5.º Inventário Florestal Nacional 2005
 IFN 6  6.º Inventário Florestal Nacional 2015
IFN realizados em Portugal, suas designações e período de recolha de dados.

 

As publicações e relatórios finais relativos a estes trabalhos encontram-se disponíveis na biblioteca do ICNF, estando os mais recentes disponíveis para aquisição, sendo que uma Síntese da informação relativa ao IFN5 e IFN4 se encontra abaixo.

  • IFN6 - Inventário Florestal Nacional 6
    O IFN6 teve por base um processo multitemporal de análise de alteração do uso/ocupação do solo (para os anos de referência de 1995, 2005, 2010 e 2015), incluindo, também, uma caracterização detalhada ao nível das classes de ocupação agrícola.
  • IFN5 - Inventário Florestal Nacional 5
    Relatório Final IFN5 - FloreStat - Relatório Final do 5.º Inventário Florestal Nacional - permite disponibilizar a informação relativa aos objetivos, métodos e resultados obtidos com o IFN5 para Portugal continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Inclui o FloreStat, aplicação informática para consulta dos resultados do 5.º Inventário Florestal Nacional.
    Manual de Campo - Manual de Instruções para o trabalho de campo do Inventário Florestal Nacional - IFN 2005/2006.  
  • IFN4 - Inventário Florestal Nacional 4
    Acesso aos dados de base de 1995-98 - acesso aos dados de base do Inventário Florestal Nacional de 1995-98.
    AreaStat - aplicação informática para PC que permite obter, de forma simples e expedita, os valores das áreas da ocupação do solo para Portugal continental, segundo diferentes unidades territoriais.

_________________

  •  NFI100 Conference: A century of national forest inventories – informing past, present and future decisions | May 19th - 23rd 2019 | Sundvollen, Norway

 

2019-06-28

Conteúdo relacionado
IFN6
IFN5
IFN4
Acções do Documento