Você está aqui: Entrada / FLORESTAS / Planeamento e Política Florestal / Livro Verde sobre a Proteção das Florestas

Livro Verde sobre a Proteção das Florestas

Preparar as florestas para as alterações climáticas. Livro Verde sobre a proteção das florestas e a informação florestal na UE

 

Em 2010, a Comissão Europeia apresentou um "Livro Verde sobre a proteção das florestas e a informação florestal na UE: preparar as florestas para as alterações climáticas", com o objetivo de lançar o debate sobre as possíveis abordagens da União Europeia (UE) tendo em vista, como o nome sugere, preparar as florestas para as alterações climáticas.

Conforme refere aquele documento, “as alterações climáticas tiveram e terão um impacto em vários setores”, nomeadamente nas florestas e “dado que esse impacto terá consequências socioeconómicas e ambientais, importa assegurar desde já que as florestas da UE continuem a desempenhar todas as suas funções”.

Que desafios enfrentam, como pode a UE contribuir para lhes fazer face e de que informações adicionais necessitamos são questões pertinentes para a definição de opções futuras de proteção das florestas e informação florestal na UE, aquando da revisão/atualização dos vários instrumentos da UE, do Plano de Ação da União Europeia para as Florestas e da Estratégia Florestal da UE, e que a Comissão Europeia coloca neste documento. A Comissão pretendeu ouvir as instituições da UE, dos Estados-Membro, das e dos cidadãos da UE e de outras e outros interessados e recolher contributos que melhorem a informação e a orientem em relação a quaisquer ações adicionais a nível da UE, com vista a preparar melhor as florestas da UE para as alterações climáticas.

Neste sentido, a então AFN promoveu a participação na discussão dos agentes do setor florestal português, tendo realizado para o efeito uma sessão de esclarecimento e de debate sobre as questões do Livro Verde.

  • Documento [PDF 231 KB] - com contributos para resposta às perguntas formuladas no Livro Verde.

 

Acções do Documento
classificado em: ,