O que é?

Cancro-resinoso-do-pinheiro. Fungo "Gibberella circinata"; "Fusarium circinatum". Organismo de Quarentena. Género 'Pinus' spp. "Pseudotsuga menziesii". Distribuição geográfica. Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul. América Central.

O cancro-resinoso-do-pinheiro é o nome vulgar de uma doença provocada pelo fungo Gibberella circinata Nirenberg & O’Donnell (forma telemorfa ou sexuada) também conhecido por Fusarium circinatum Nirenberg O’Donnell (forma anamorfa ou assexuada), o qual pode causar uma mortalidade significativa em espécies do género Pinus e danos apreciáveis em Pseudotsuga menziesii (Mirb.) Franco, tanto em viveiros como em povoamentos adultos.

Posição sistemática: FungiAscomycotaHypocrealesNectriaceae

O fungo apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos da América, na Carolina do Norte (Hepting & Roth, 1946) tendo sido entretanto detetado noutros países como o Chile, México, África do Sul, Japão, Espanha, Itália e Portugal, onde foi oficialmente assinalado em abril de 2008, num viveiro florestal (fornecedor de materiais florestais de reprodução) da região Centro.

Na Europa, o fungo foi referenciado pela primeira vez em 2005, no norte de Espanha, em viveiros de Pinus radiata D. Don e Pinus pinaster Aiton e em povoamentos de Pinus radiata (Landeras et al.). Itália foi o segundo país da Europa a reportar a doença, tendo os primeiros sintomas sido observados no norte do País em árvores adultas de Pinus halepensis Miller e Pinus pinea L. (Carlucci et al.,2007).

Esta praga foi já assinalada em vários países de praticamente todos os continentes (OEPP, 2005; Carlucci et al., 2007).

Distribuição geográfica de Fusarium circinatum

Continente País

 

 Europa

Espanha
Itália
Portugal
 Ásia Japão
 África África do Sul


 América do Norte

México
Estados Unidos da América
 América Central Haiti
 América do Sul Chile


 Consulte:

 

Conteúdo relacionado
Cancro-resinoso-do-pinheiro
Acções do Documento