Você está aqui: Entrada / FLORESTAS / Fitossanidade Florestal / Agentes Bióticos Nocivos / Nemátodo-da-madeira-do-pinheiro (NMP) / Reunião do Conselho Consultivo para a Fitossanidade Florestal

Reunião do Conselho Consultivo para a Fitossanidade Florestal

Nemátodo da madeira do pinheiro - Reunião do Conselho Consultivo para a Fitossanidade Florestal. Principais linhas de orientação.

Tendo em conta a importância e gravidade do problema do nemátodo da madeira do pinheiro e a necessidade de se promover um conjunto vasto de medidas e ações, o Conselho Consultivo para a Fitossanidade Florestal (CCFF), reunido no dia 22 de julho de 2008, sob a presidência do então Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, analisou aprofundadamente as propostas apresentadas pela então Autoridade Florestal Nacional e pela Autoridade Fitossanitária – DGADR.

O CCFF considerou, com muita acuidade, que se deve garantir que o estudo, acompanhamento e erradicação deste problema não se pode limitar ao território português, devendo a Comissão Europeia acompanhar o problema e decidir sobre a existência de um programa mais amplo sob o ponto de vista territorial. Considerou, também, relevante que a Comissão Europeia possa determinar medidas de apoio especiais, tendo em conta as vastas áreas de intervenção.

Acções do Documento