O que é ?

Sugador-de-pinhas. Leptoglossus occidentalis. Inseto sugador. Flores. Géneros. Pinus. Picea. Abies. Cedrus. Pseudotsuga. Prospeção e monitorização.

O agente biótico Leptoglossus occidentalis é um inseto sugador, que se alimenta de pinhas e flores de diversas espécies pertencentes aos géneros Pinus, Picea, Abies, Cedrus, Pseudotsuga, Tsuga, Juniperus e Pistacia.

É um inseto originário da América do Norte (Canadá, Estados Unidos da América e México) e já se encontra espalhado na Europa, depois de ter sido detetado pela primeira vez em Itália em 1999.

Em Portugal foi confirmada a sua presença, pela primeira vez, em 2010, quase em simultâneo na península de Troia (povoamento dominado por pinheiro-bravo, com exemplares de pinheiro-manso dispersos) e no norte de Portugal (povoamentos de pinheiro-bravo).

sugador-pinhas-2015.jpgUm levantamento realizado entre 2010 e 2012 constatou que este inseto se encontra distribuído ao longo do país, desde o Minho ao Alentejo, com alguma predominância na região Centro.

Esta praga deve ser monitorizada devido aos elevados prejuízos económicos que pode causar, tanto por ação dos insetos adultos como das ninfas, às espécies que são exploradas pelo valor dos seus frutos, como é o caso do pinheiro-manso. Assim, no sentido de reduzir ao máximo os prejuízos económicos que podem surgir da atividade deste inseto e também para colmatar as lacunas de conhecimento, nomeadamente no que se refere à sua dispersão geográfica, níveis populacionais e hospedeiros afetados no nosso território, iniciou-se em 2011 a prospeção do inseto Leptoglossus occidentalis com a implementação de um plano de controlo para prospeção e monitorização.

 

Aspeto geral do inseto sugador-de-pinhas
Fonte: David Cappaert, Michigan State University,
Bugwood.org

Distribuição do inseto na Europa

mapa-sugador-pinhas-2015.jpg

Fonte: mapa base:d-maps.com - free maps

marcador-mapa.jpg Países com presença confirmada do inseto

 

 

Acções do Documento