O que é?

Inseto 'Dryocosmus kuriphilus'. Vespa-das-galhas-do-castanheiro. Género 'Castanea'. Distribuição geográfica. Europa, Ásia, América do Norte. Declínio do castanheiro.

O inseto Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu, conhecido como a vespa-das-galhas-do-castanheiro, é um inseto que ataca os vegetais do género Castanea, sendo considerado, atualmente, uma ameaça para os nossos soutos e castinçais. Este inseto é considerado uma das pragas mais prejudiciais para os castanheiros em todo o mundo, uma vez que, ao atacar os gomos foliares e formar galhas, vai reduzir o crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir mesmo ao declínio dos castanheiros.


Posição sistemática: Insecta: Hymenoptera: Cynipidae: Cynipinae


O inseto Dryocosmus kuriphilus é originário da China, tendo iniciado a sua dispersão mundial, primeiro na Ásia e, posteriormente, na América do Norte e na Europa, com a primeira deteção referenciada em Itália em 2002 e posteriormente em França, Eslovénia, República Checa, Eslováquia, Espanha (Catalunha, Andaluzia e Castela-Leão) e mais recentemente (junho de 2014) em Portugal e na Alemanha.

Distribuição geográfica de Dryocosmus kuriphilus

Continente País

 

 Europa

  Itália
  França
  Eslovénia
  Hungria
  Croácia
  Espanha
  Portugal
  Alemanha
  Suiça

 

 Ásia

  China
  Japão
  Nepal
  Coreia

 América
 do Norte

  EUA (Geórgia, Carolina do Norte,
  Alabama e Tenessee)

 

Acções do Documento