Você está aqui: Entrada / FLORESTAS / Fitossanidade Florestal / Planos e Relatórios / Planos de Ação / Nemátodo-da-madeira-do-pinheiro

Nemátodo-da-madeira-do-pinheiro

Plano de Ação Nacional para Controlo do Nemátodo-da-madeira-do-pinheiro (NMP). Ações dirigidas ao controlo e erradicação do NMP [Bursaphelenchus xylophilus (Steiner et Buhrer) Nickle et al.] e do seu vetor, o inseto Monochamus galloprovincialis (Oliv.), no território continental. Plano de Ação para Controlo do Nemátodo-da-madeira-do-pinheiro na Região Autónoma da Madeira.

O Plano de Ação Nacional para Controlo do Nemátodo-da-madeira-do-pinheiro congrega informação sobre as ações a desenvolver no território continental para controlo desse organismo, sendo apresentado, regra geral, anualmente à Comissão Europeia, onde é analisado em sede de grupos de trabalho específicos e no seio do Comité Fitossanitário Permanente (órgão da Comissão Europeia onde são tratadas as matérias relacionadas com organismos de quarentena nocivos às essências florestais).

Este plano é reformulado em função dos resultados obtidos na realização das diferentes ações e das orientações comunitárias, tendo também em linha de conta os últimos desenvolvimentos em matéria de conhecimento científico, de modo a adequar as melhores práticas fitossanitárias e a tornar o processo de controlo mais eficiente e eficaz.

 
 

 

Acções do Documento