Você está aqui: Entrada / FLORESTAS / Fitossanidade Florestal / Planos e Relatórios / Planos de Controlo / Percevejo-do-bronzeamento, Thaumastocoris peregrinus

Percevejo-do-bronzeamento, Thaumastocoris peregrinus

Percevejo-do-bronzeamento, Thaumastocoris peregrinus
Plano de Controlo para o inseto Thaumastocoris peregrinus. Inseto sugador de seiva que se alimenta nas folhas de eucalipto ('Eucalyptus' spp.).

O agente biótico nocivo Thaumastocoris peregrinus, também conhecido como percevejo-do-bronzeamento, é um inseto, originário da Austrália, considerado como um sugador de seiva, ainda que a sua alimentação seja sobretudo o conteúdo das células. Em Portugal, a primeira deteção ocorreu em 2012 e em 2015 começaram a ser encontrados níveis populacionais elevados de T. peregrinus em povoamentos de Eucalyptus globulus, nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Centro, Alentejo e Algarve, associados a descoloração nas copas, pelo que se tornou evidente o potencial destrutivo desta nova praga dos eucaliptais.

Os principais objetivos deste plano são:

  • Assegurar a prospeção e deteção de T.peregrinus no território continental;
  • Desenvolver, testar e implementar a eficácia de meios de luta adequados;
  • Realizar estudos sobre a bioecologia da praga; e
  • Informar, sensibilizar e formar técnicos e produtores florestais sobre a deteção da nova praga, seu potencial impacte e medidas de controlo.


As ações a desenvolver no âmbito deste Plano de Controlo enquadram estrategicamente três grandes eixos cuja implementação está sob responsabilidade das autoridades nacionais em matéria de fitossanidade florestal, no caso o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.) com a colaboração da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.), e das empresas associadas da CELPA – Associação da Indústria Papeleira.

Este Plano foi aprovado em 2015/12/22 pelo Vice-Presidente do Conselho Diretivo do ICNF, I.P.

Ler mais [PDF 1 MB]

Acções do Documento