Processionária em áreas urbanas e periurbanas
"Ninhos" de processionária-do-pinheiro (® Cristina Girão Vieira).
Aspetos gerais
Trata-se de um inseto desfolhador dos pinheiros Pinus spp. e cedros. Os ataques variam de intensidade de acordo com os seus níveis populacionais, fortemente influenciados pelas condições climáticas.
Em termos de produção lenhosa, verifica-se uma redução do crescimento das árvores no período em que ficam desfolhadas. No entanto, à exceção de ataques sucessivos em árvores jovens, estas, em geral, recuperam e não morrem.
Em termos de saúde pública, a processionária pode representar, no entanto, um problema sério, sobretudo em anos de níveis populacionais elevados e junto a locais habitados.
Em termos de produção lenhosa, verifica-se uma redução do crescimento das árvores no período em que ficam desfolhadas. Como todos os insetos, a processionária-do-pinheiro desenvolve-se passando por fases que são:
- ovo;
- lagarta;
- pupa ou crisálida (casulo); e
- inseto adulto (borboleta).
As lagartas passam por 5 estádios de crescimento. A partir do 3º estádio possuem pelos urticantes que causam alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório.
Estas alergias são sempre muito desagradáveis e podem ter consequências graves, dependendo da sensibilidade da pessoa atingida.
- Processionária em áreas urbanas e periurbanas [PDF 968 KB]
- Utilização de produtos fitofarmacêuticos com base em abamectina no controlo da processionaria [PDF 447 KB]
Nota: o nome processionária advém do facto de as lagartas se deslocarem umas a seguir às outras lembrando uma procissão.
U.A.: 2018-05-11