Platipo, Platypus cylindrus
Os estudos desenvolvidos em montado de sobro com o objetivo de averiguar quais os insetos nocivos de maior impacte permitem afirmar que o Platypus cylindrus F. é uma das espécies responsáveis pela morte do sobreiro em Portugal e na bacia mediterrânica. Atualmente, poderá ser umas das principais pragas florestais que, devido a alterações da estrutura socioeconómica das explorações e às sucessivas secas, seguidas de anos muito húmidos, tem provocado a morte de milhares de sobreiros em algumas regiões do Ribatejo e do Alentejo. Os seus ataques têm suscitado preocupação aos agentes da fileira da cortiça, dados os avultados prejuízos económicos e a gravidade da ameaça que se coloca à sustentabilidade do montado de sobro.
O presente plano assenta nos seguintes objetivos estratégicos e operacionais:
- Caracterizar melhor a incidência dos ataques de plátipo, em termos de intensidade e distribuição geográfica
- Avaliar a evolução espácio-temporal da praga
- Identificar as áreas prioritárias de intervenção
- Dotar os agentes de maior capacidade de controlo das populações
- Desenvolver meios alternativos de controlo
- Aumentar a eficácia da armadilhagem
- Identificar e difundir melhores práticas de gestão do montado para a prevenção da ocorrência e para a redução da intensidade dos ataques
- Evidenciar a importância de uma gestão integrada do montado para controlo desta praga
- Quantificar impactos económicos da praga
- Quantificar custos associados ao seu controlo
Estes objetivos consubstanciam linhas orientadoras da Agenda 3i9 – Agenda de Investigação e Inovação no Sobreiro e na Cortiça, proposta pelo Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça em 2015.