O que é o azevinho?

Azevinho "Ilex aquifolium". Proibida a colheita, transporte e comercialização em Portugal continental. Características da espécie.

O azevinho é um arbusto de folha persistente da família das Aquifoliáceas, do género Ilex, de crescimento muito lento, atingindo em adulto de quatro a seis metros de altura e podendo viver mais de cem anos. Alguns exemplares atingem porte arbóreo e podem chegar aos 15 m ou mais.

A espécie Ilex aquifolium L., aparece de forma espontânea em Portugal continental e a espécie Ilex canariensis Poir. ou Ilex perado Aiton, na ilha da Madeira e nos Açores.

É planta muito procurada por ocasião das festas do Natal, devido aos seus frutos vermelhos brilhantes, contrastando com a cor das folhas. Este costume popular tem a sua origem no paganismo pré-cristão da Europa, encontrando-se hoje espalhado a tal ponto que o azevinho espontâneo, Ilex aquifolium L., corre o risco de extinção no nosso país, razão pela qual é proibida a sua colheita, transporte e comercialização em Portugal continental.

Suporta muito bem a sombra, podendo viver sob coberto de árvores maiores. Embora não seja exigente quanto ao tipo de solos, prefere os solos frescos, ligeiramente ácidos, leves, ricos em matéria orgânica e de boa drenagem e estações com pluviosidade alta ou média, bem como altitudes até aos 1.500 m.

As folhas, verde-escuras ou bicolores (geralmente verde e branco ou verde e creme), são ovaladas ou lanceoladas e de bordo ondulado e espinhoso, por vezes liso em indivíduos ou ramos mais idosos. As flores são brancas, de pequena dimensão.

É uma espécie dioica (i.e. os sexos são separados havendo, como na espécie humana, indivíduos masculinos e indivíduos femininos), aparecendo os frutos, que são tóxicos, apenas nos exemplares femininos. As folhas apresentam também alguma toxicidade. Floresce de abril a junho e os frutos amadurecem no fim do verão, persistindo durante todo o inverno.

Existem já no mercado variedades e híbridos cultivados, que são plantas monoicas, isto é, têm em simultâneo flores masculinas e femininas.

Ilex aquifolium Azevinho Cristina Girão Vieira 257-180 pxl
Folhas de azevinho, conhecido também como
azevinheiro ou pica-folha, entre outros nomes
comuns que possui (® Cristina Girão Vieira).

 

Acções do Documento
classificado em: ,