Você está aqui: Entrada / O ICNF / Notícias / Destaques / 44 Novas viaturas entregues aos sapadores florestais

44 Novas viaturas entregues aos sapadores florestais

44 Novas viaturas entregues aos sapadores florestais

REEQUIPAMENTO DE EQUIPAS DE SAPADORES FLORESTAIS
 
44 novas viaturas para as equipas mais antigas do País, de 41 concelhos, num investimento de 2,5 milhões de euros.
 
As equipas de sapadores florestais, num total de 292, desenvolvem a sua atividade na área da gestão florestal e defesa da floresta, através de ações de silvicultura preventiva, de gestão de combustíveis, de apoio na realização de fogo controlado, na realização de queimadas, na manutenção e beneficiação de infraestruturas e nas ações de controlo de agentes bióticos.
 
Realizam ainda ações de sensibilização no uso de boas práticas em matéria fitossanitária e no uso do fogo, vigilância, primeira intervenção e subsequentes operações de rescaldo e ações no âmbito de proteção a pessoas e bens em situações de emergência.
 
O seu desempenho profissional exige equipamentos adequados às suas funções e durante vários anos não beneficiaram de reequipamento, face a restrições financeiras ocorridas no país.
O reequipamento das equipas de sapadores florestais teve início em 2014, com a substituição de 21 viaturas, na sequência de reforço orçamental do Fundo Florestal Permanente.
 
No presente ano de 2017, foi possível a aquisição de 44 viaturas totalmente equipadas para substituição de viaturas, já em fim de vida útil, de 44 equipas de sapadores florestais. 
A decisão de reequipar as equipas de sapadores florestais resultou do facto de estarem a operar com equipamento já deteriorado e em fim de vida útil, sendo a sua substituição imperativa para a melhoria do desempenho profissional das equipas e para a sua segurança.
 
No dia 17-12-2017, em cerimónia presidida pela Primeiro-ministro António Costa e com a presença do Ministro da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Luis Capoulas Santos, do Presidente do Município da Lousã e do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Rogério Rodrigues, no Parque Municipal de Exposições da Lousã, decorreu a entrega das chaves de 44 viaturas às equipas mais antigas do Programa de Sapadores Florestais.
 
Com a entrega destas 44 viaturas dá-se continuidade ao processo de reequipamento das equipas de sapadores florestais.
 
O objetivo é sempre garantir capacidade de intervenção na prevenção e defesa da floresta contra incêndios realizada por sapadores florestais, profissionais devidamente qualificados, e com viaturas e equipamentos ajustados ao esforço que é imprescindível desenvolver.
 
O evento contou ainda com a presença de diversas individualidades ligadas ao sector florestal, representantes do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil e do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana; presidentes de Municípios da região Centro, autarcas e técnicos de Gabinetes Técnicos Florestais; Dirigentes e técnicos de Organizações de Produtores Florestais e de Organizações de Administração de Baldios; e ainda dirigentes e técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. 

 

Acções do Documento