Você está aqui: Entrada / O ICNF / Notícias / Destaques / Cancro-resinoso-do pinheiro - trabalhos de investigação já começaram

Cancro-resinoso-do pinheiro - trabalhos de investigação já começaram

Cancro-resinoso-do pinheiro - trabalhos de investigação já começaram
PrevCRP

O Grupo Operacional +PrevCRP - Desenvolvimento de estratégias integradas para prevenção do cancro-resinoso-do-pinheiro iniciou já os seus trabalhos. Liderado pelo ICNF, I.P. e contando com 13 parceiros, este projeto que tem por foco o fungo que ataca principalmente espécies do género Pinus. Visa atuar tanto ao nível das sementes como das plantas, para minimizar / eliminar o risco de dispersão daquele fungo, implementando metodologias eficazes para o seu controlo e com aplicação em larga escala, de modo a poderem ser utilizadas pelos fornecedores de MFR – Materiais Florestais de Reprodução no tratamento de sementes, substratos, contentores e água de rega.

O plano de trabalhos deste GO decorrerá até setembro de 2021, sendo financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), no âmbito do PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020) com o montante total de 447.842,94 € e duração de 48 meses (01/10/2017 a 30/09/2021).

O fungo Fusarium circinatum Nirenberg & O’Donell, causador do cancro-resinoso-do-pinheiro, pode causar mortalidade significativa em Pinus spp. e danos apreciáveis em Pseudotsuga  menziesii, as suas espécies hospedeiras, sendo considerado, em muitos países, um dos mais importantes agentes bióticos nocivos que afeta plantas de viveiro e árvores adultas.

Mais informação aqui.

 

 

PDR-PT2020-FEADER.png

Acções do Documento