Você está aqui: Entrada / O ICNF / Notícias / Eventos / Dia do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina | 7 julho

Dia do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina | 7 julho

Dia do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina | 7 julho
Dia do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Pormenores do evento

Quando

2018-07-07
de 00:00 até 00:00

Adicionar evento ao calendário

 

Sobre o Parque Natural do Litoral Alentejano e Costa Vicentina

Esta Área Protegida, com uma grande diversidade de habitats costeiros, foi classificada a fim de preservar a sua diversidade, traduzida na presença de uma flora enriquecida pela presença de vários endemismos e de uma fauna em que a avifauna e ictiofauna detêm um papel destacado.

O Decreto-Lei n.º 241/88, de 7 de julho, que classificou incialmente esta área como Paisagem Protegida, procurava, assim,  preservar os valores naturais existentes e disciplinar a ocupação do espaço. O Decreto Regulamentar nº 26/95, de 21 de setembro criou o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que inclui uma área marinha adjacente.

De entre os habitats existentes nesta região destaca-se uma significativa zona marinha: arribas litorais; praias; dunas; charnecas; e zonas húmidas (que incluem estuários, sistemas lagunares, cursos de água, lagoas temporárias, pequenos açudes e uma vasta zona húmida costeira). Destacam-se também os habitats das falésias, do planalto costeiro e dos barrancos serranos, pelos valores florísticos que suportam.
 
Trata-se de uma faixa litoral marginada por um planalto costeiro com falésias abruptas e muito recortadas que escondem pequenas praias de areia. Acrescentem-se troços de arriba baixa, cordões dunares, um infindável cortejo de ilhotas e recifes, a ilha do Pessegueiro, o estuário do Mira, o cabo Sardão, o promontório de Sagres... Os xistos de Arrifana e Odeceixe e os calcários de Sagres contrastam com sistemas dunares tão diversos quanto os de Milfontes ou do Sardão. 
 
Visite aquela que é considerada, ainda, uma das mais belas zonas costeiras da Europa!
Acções do Documento
classificado em: