Você está aqui: Entrada / O ICNF / Notícias / Eventos / Dia da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da C. da Caparica | 22 maio

Dia da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da C. da Caparica | 22 maio

Dia da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da C. da Caparica | 22 maio
22 de maio - Dia da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica

Pormenores do evento

Quando

2018-05-22
de 00:00 até 00:00

Adicionar evento ao calendário

Sobre a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica

A  22 de maio, comemora-se o Dia da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, classificada pelo Decreto-Lei n.º 168/84, dessa mesma data, visando a proteção do conjunto da arriba bem como da Mata dos Medos, reserva botânica que lhe fica contígua, cujo valor do património florístico havia já conduzido à sua classificação como Reserva Botânica pelo Decreto n.º 444/71, de 23 de outubro. Nota: "medos" (lê-se médos) significa dunas.

A arriba fóssil da Costa da Caparica representa um sítio de grande interesse, não só do ponto de vista científico mas também paisagístico, que importa preservar. "As belas formas de erosão que apresenta, as suas características geológicas e a extensão fazem-na exemplo ímpar no nosso país, impondo-se por isso a sua eficaz proteção." (in diploma legislativo que cria a PP).
 
Do ponto de vista geológico, esta arriba, formada por uma sucessão de estratos subhorizontais de rochas sedimentares, de conteúdo fossilífero e origem fluviomarinha, é um interessante testemunho de outras épocas.
 
A PPAFCC estende-se ao longo da orla litoral, desde o aglomerado da Costa de Caparica até à Lagoa de Albufeira, com um comprimento de cerca de 13 km, cobrindo uma superfície de 1.599 ha, em território pertencente aos concelhos de Almada (freguesias de Caparica, Charneca da Caparica e Costa da Caparica) e de Sesimbra (freguesia de Castelo).
 

 

Acções do Documento
classificado em: