Você está aqui: Entrada / O ICNF / Notícias / Notícias / Período de colheita de pinhas de pinheiro manso alargado até ao dia 15 de abril

Período de colheita de pinhas de pinheiro manso alargado até ao dia 15 de abril

Período de colheita de pinhas de pinheiro manso alargado até ao dia 15 de abril
Pinha

Período de colheita de pinhas da espécie Pinus pinea L. (pinheiro manso)  é alargado até ao dia 15 de abril.
 
Considerando que as condições climatéricas verificadas no período final da atual campanha de colheita de pinhas, caracterizadas por períodos prolongados de chuva e vento fortes, têm sido adversas ao regular desenvolvimento dos trabalhos de colheita, estando por esse motivo atrasadas as atividades de colheita de pinha e não sendo suficiente o período ainda disponível até final da campanha de colheita para que se proceda à apanha de toda a produção.
 
Assim, o período de colheita de pinhas da espécie Pinus pinea L. (pinheiro manso) para o corrente ano de 2018, é alargado até ao dia 15 de abril.
 
 
.............................................
No âmbito do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 77/2015, de 12 de maio, foi autorizada, por despacho do Sr. Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural,  a colheita antecipada de pinhas para o dia 1 de novembro de 2017, para um conjunto de propriedades  e em áreas onde se localizam parcelas de investigação do INIAV e do Instituto Superior de Agronomia, nomeadamente ensaios de produção de pinha para avaliação do rendimento de miolo de pinhão.
 
A colheita antecipada apenas é possível nos casos referidos, mantendo-se para o restante território continental o período de colheita definido no n.º 1 do artigo 4.º, que se inicia a partir do dia 1 de dezembro de 2017 até ao dia 31 de março de 2018.
 

 

Acções do Documento