Você está aqui: Entrada / PESCA / Gestão de Recursos / Passagens para Peixes / Estudos

Estudos

Passagens para Peixes – Estudos.

Passagem para peixes no Aproveitamento Hidroelétrico de  Avô - rio Alva 2 Passagem para peixes no Aproveitamento Hidrolelétrico de Caldas de Manteigas, Zêzere
Passagens para peixes nos Aproveitamentos Hidroelétricos de Avô, rio Alva 2, e de Caldas de Manteigas, no rio Zêzere (® Marta Santo).

Avaliação da Eficácia das Passagens em Pequenos Aproveitamentos Hidroelétricos - Suas Alterações Ecológicas sobre a Ictiofauna Fluvial [2000]   [ZIP 2 MB]
Estudo pioneiro sobre os efeitos ecológicos da construção de Pequenos Aproveitamentos Hidroeléticos nos ecossistemas fluviais, em particular sobre as comunidades piscícolas, incidindo sobre a caracterização das populações piscícolas a montante e a jusante e de que forma e em que grau estas são afetadas.

 

Avaliação da Eficiência das Passagens através de Detetores de Infravermelhos - RIVERWATCHER [2003] [PDF 224 KB].
Estudo realizado no âmbito de Protocolo celebrado entre a então DGRF e o Instituto Superior de Agronomia, incidindo no trabalho de monitorização com recurso à utilização de um dispositivo de leitura de infravermelhos - RIVERWATCHER - cuja função consiste na contagem e estimativa do comprimento dos indivíduos que transpõem Passagens para Peixes existentes em aproveitamentos hidroelétrico, ou em outras estruturas nas quais os peixes sejam obrigados a passar por locais de dimensões restritas. O Riverwatcher memoriza ainda a silhueta dos peixes que transpõem o aparelho e efetua registos regulares da temperatura da água. Este trabalho foi realizado na Passagem para Peixes de bacias sucessivas construída na Minihídrica de Janeiro de Cima, no rio Zêzere.

 

Avaliação Global dos Efeitos Ecológicos de Pequenos Aproveitamentos Hidroeléctricos sobre a Ictiofauna [c. 2000] [PDF 374 KB]
Este trabalho pretende fornecer um diagnóstico em termos ecológicos gerais da situação existente, através do estudo das populações piscícolas a montante e a jusante de 38 pequenos aproveitamentos hidroeléctricos, bem como fazer uma análise da adequabilidade das Passagens existentes e a sua eficácia potencial em termos ecohidráulicos.

 

Ecohidráulica Relfin [2009] [ZIP 6 MB] - Ecohidráulica de Passagens em Pequenas Estruturas Hidráulicas Transversais
Relatório relativo a um conjunto de trabalhos experimentais incidindo no estudo da eficiência de 4 Passagens para Peixes de bacias sucessivas, utilizando diferentes técnicas de monitorização, que permitiram a recolha de informações sobre princípios teóricos e práticos da etologia (i.e. comportamento) das espécies piscícolas, e sua relação com as variáveis ambientais e respetivas características hidráulicas.

As Passagens objeto do estudo foram:

  • Passagem naturalizada de Ponte de Lima, no rio Lima;
  • Passagem para Peixes de Vale Soeiro - PAH Vale Soeiro, no rio Paiva;
  • Passagem para Peixes de Janeiro de Cima - Minihídrica de Janeiro de Cima, no rio Zêzere; e
  • Passagem para Peixes do Alva - AH Avô, no rio Alva.

 

Passagens em Aproveitamentos Mini-hídricos - Caracterização e Diagnóstico Ecohidráulico [1999] [PDF 1,2 MB]
Trabalho Final de Curso da licenciatura de Engenharia do Ambiente que teve como objetivo a inventariação, análise e diagnóstico das Passagens para Peixes associadas a aproveitamentos minihídricos em Portugal.

Técnicas de avaliação de eficácia de Passagens para Peixes. Aplicação ao caso do Ascensor para peixes da barragem de Touvedo [PDF 29 KB]
Este trabalho refere, sumariamente, a importância da monitorização de Passagens para Peixes e faz uma síntese das principais técnicas utilizadas na avaliação da sua eficácia, bem como a sua aplicação ao caso concreto do Ascensor para peixes da barragem de Touvedo, no rio Lima.

"From Sea to Source - Guidance for the restoration of fish migration in European Rivers" [2006] [ZIP 5,8 MB]
Esta publicação, sob a forma de um guia não técnico, constitui uma compilação de contributos de países europeus, relativamente aos desafios, temas e conceitos relacionados com a livre circulação das espécies piscícolas e a manutenção do continuum fluvial, dando enfoque às abordagens mais recentes em termos de desenvolvimento de soluções para o problema da migração dos peixes.

Acções do Documento