Você está aqui: Entrada / PATRIMÓNIO NATURAL / BIODIVERSIDADE / União Europeia e Âmbito Internacional / CEMPA / Central Nacional de Anilhagem

Central Nac. de Anilhagem / EURING

Central Nacional de Anilhagem: o que é; objetivo; atribuições; relatórios; e contactos. European Union for Bird Ringing ou EURING. Relatórios e documentação vária. Central Nacional de Anilhagem: o que é; objetivo; atribuições; relatórios; e contactos. European Union for Bird Ringing (EURING). Relatórios e documentação vária. Projeto de Estações de Esforço Constante (PEEC). CEMPA. EURO-CES. Mapa com localização das Estações de Esforço Constante. Estação Ornitológica Nacional – Monte do Outeirão.

A Central Nacional de Anilhagem (CNA) é a estrutura nacional de coordenação das atividades de marcação e recaptura de aves com fins científicos. Tem por objetivo fomentar o estudo das migrações e prestar apoio técnico a medidas de conservação das espécies ameaçadas e vulneráveis da avifauna no território português.

Compete-lhe recolher e tratar metodicamente os dados fornecidos pelas pessoas e entidades que exercem atividades de anilhagem e recaptura de aves em Portugal, centralizando a informação necessária para corresponder às solicitações dos centros homólogos de outros países, designadamente europeus. Neste contexto, a CNA assegura a representação nacional na European Union for Bird Ringing (EURING), organismo supranacional de coordenação das atividades desenvolvidas pelas diferentes centrais de anilhagem dos países da Europa.

Das atribuições expressas no diploma da sua criação, constam a centralização, coordenação e divulgação da anilhagem e recaptura de aves. Esta última ação visa obter e tratar os respetivos dados, de modo a corresponder às necessidades internas do país e responder às solicitações das diversas centrais europeias de anilhagem.

A Central Nacional de Anilhagem coordena a atividade das e dos anilhadores que operam no território nacional, apoia a sua formação e recolhe, organiza e trata os dados por elas e por eles obtidos no decurso da atividade, sendo suas atribuições:

- dirigir toda a atividade através da coordenação dos diversos aspetos;
- promover a formação de novas e novos anilhadores e a reciclagem das e dos anilhadores em atividade;
- credenciar e garantir a qualidade dos padrões técnicos e de segurança das aves;
- estabelecer as normas para a recolha e informatização dos dados;
- fornecer as anilhas que devem ser utilizadas na marcação;
- recolher e arquivar numa base de dados toda a informação, obtida no decurso da atividade;
- estimular a participação das e dos anilhadores ou grupos de anilhadores em projetos de investigação;
- proporcionar a troca de informações de recapturas entre a central e as e os anilhadores ou captores;
- disponibilizar e promover o uso da informação para projetos de investigação, informação ou educação ambiental; e
- coordenar projetos de investigação à escala nacional.

 

Projeto de Estações de Esforço Constante


Estação Ornitológica Nacional – Monte do Outeirão
 

Documentação

 

Relatórios de anilhagem CEMPA:

  • Campanhas de Anilhagem de Aves - Santo André:
    • 2012 [PDF 2,1 MB] - relatório de março 2013
    • 2011 [PDF 1,7 MB]
    • 2005 [PDF 420 KB] - relatório de maio 2006
    • 2004 [PDF 960 KB]
    • 2003 [PDF 192 KB]

 

U.A.: 2016-09-01

classificado em: , ,