Você está aqui: Entrada / PATRIMÓNIO NATURAL / BIODIVERSIDADE / União Europeia e Âmbito Internacional / CEMPA / Programas e Projetos de Monitorização

Programas e Projetos de Monitorização

Programas e Projetos de Monitorização
Programas e Projetos de Monitorização. Objetivos. Atlas. CEMPA. aves aquáticas: Invernantes - PNMAAI - Programa Nacional de Monitorização de Aves Aquáticas Invernantes; Nidificantes: Monitorização das espécies de aves aquáticas coloniais; VI Censo Nacional de cegonha-branca; e PEEC – Projeto de Estações de Esforço Constante.

Flamingos voo - MA
Flamingos adultos em voo (® Michael Armelin). 

Os Programas de Monitorização dos efetivos das diversas espécies de aves têm como principais objetivos o estudo da sua distribuição no território e da sua variação espacial, assim como da sua relação com alterações do habitat e das tendências populacionais.

Estes programas ou projetos, que podem abranger uma espécie, como no caso de projetos específicos, ou um conjunto de espécies, são fundamentais na implementação de estratégias e medidas de conservação, uma vez que, para a sua correta adequação, é necessário compreender as estratégias de migração e saber como e porquê evoluem as populações ao longo dos anos. Por outro lado, permitem também ajudar na identificação dos problemas de conservação, nomeadamente o impacto das atividades humanas e das alterações climáticas nas populações e nos habitats.

Estes programas empregam normalmente metodologias de censo baseadas em contagens diretas ou estimativas, no caso das aves aquáticas por exemplo, ou outras que utilizam métodos de captura e marcação, vulgarmente conhecidos como anilhagem, ou pontos de escuta e contagem, estes mais utilizados em passeriformes.

Neste ultimo caso, os Atlas são exemplos de resultados destes projetos e constituem instrumentos muito importantes, pois sistematizam a informação sobre a distribuição das espécies.

Atualmente, o ICNF através do CEMPA, em parceria com outras organizações, ou com o apoio do conjunto de voluntários que constituem um recurso importante na sua ação desde longa data, tem em curso de âmbito nacional, os seguintes programas e projetos de monitorização de aves e nomeadamente no que respeita à monitorização de aves aquáticas:

 

classificado em: , ,