"Dryland Champions" | Portugal

Campeões das Zonas Áridas: programa da Convenção de Combate à Desertificação que distingue indivíduos, organizações ou empresas que tenham dado contributos práticos e relevantes para a gestão sustentável das terras (SLM)

O que é?

 

Campeões das Zonas Áridas é um novo programa da Convenção de Combate à Desertificaçãodestinado a distinguir – Honrar – as/os indivíduos, organizações ou empresas que tenham dado contributos práticos e relevante para a gestão sustentável das terras (SLM, em inglês). Sob o lema “Eu sou Parte da Solução” a iniciativa foca-se sobretudo nas pessoas, no seu empenho e esforços para promover e melhorar nas zonas áridas os meios de subsistência das populações e as condições dos ecossistemas afetados por desertificação e seca.

O Programa reconhece e distingue uma ampla gama de atividades de gestão sustentável das terras, incluindo todas as ações, atividades, iniciativas e projetos que introduzam, facilitem, promovam ou implementem políticas e práticas SLM nas zonas áridas ao nível local, regional ou nacional.
 
 

Como surgiu este programa?

 

A Conferência Rio +20 reconheceu a necessidade de ações tendo em vista parar e reverter a degradação dos solos, enquanto recurso essencial à Vida. Tais ações foram agrupadas sob um único objetivo a alcançar nos próximos anos:  “Um Mundo com 0 degradação das Terras”. 
 
Assim, visando alcançar um Mundo Neutro de Degradação das Terras, a implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação começa, literalmente, à porta de cada cidadã e cidadão. Todas e todos podem contribuir, tomar medidas, integrando uma crescente comunidade de Campeões das Zonas Áridas que se preocupa e trabalha para a salvaguarda das terras e dos solos, visando assegurar maiores e sustentáveis benefícios locais e globais.
 

 2014

"Dryland Champions" | Portugal 2014 [PT] [ENG]
 
 

 2013

"Dryland Champions" | Portugal 2013   [PT] [ENG]
 
Acções do Documento