Você está aqui: Entrada / PATRIMÓNIO NATURAL / BIODIVERSIDADE / Património Natural / Espécies / Flora e Vegetação / Checklist da Flora de Portugal

Checklist da Flora de Portugal

Checklist da Flora de Portugal - inventariação da flora vascular de Portugal continental e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
A Checklist da Flora de Portugal (continental, Açores e Madeira) revê toda a flora vascular de Portugal com base em critérios taxonómicos e nomenclaturais publicados em obras de referência, com prioridade para a Flora Ibérica (Castroviejo et al., 1986-2007).
 
Para além de inventariar a flora vascular de Portugal, esta lista contém ainda informações respeitantes a:
  • distribuição geográfica nos territórios mencionados, elencando um total de 3995 taxa dos quais ocorrem:
    • 3314 em Portugal continental,
    • 1006 no arquipélago dos Açores,
    • 1233 no arquipélago da Madeira,
  • naturalidade, identificando nomeadamente os taxa autóctones, endémicos ou introduzidos;
  • proteção legal dos taxa, através de sua inclusão na Diretiva Habitats, na Convenção de Berna e noutra legislação nacional.
 
A Checklist da Flora de Portugal (continente, Açores e Madeira) é o resultado de um projeto coordenado pela Associação Lusitana de Fitossociologia (ALFA). Envolveu 18 autores(as) na sua elaboração, tendo sido apresentada publicamente durante os VIII Encontros Internacionais de Fitossociologia - ALFA que decorreram em Lisboa, entre 13 e 16 de setembro de 2010.
 
Esta lista de referência da flora portuguesa constitui-se assim como um documento de relevante interesse científico, com vasta aplicação a nível técnico, de grande utilidade na gestão do património natural, designadamente como base para a elaboração de instrumentos estruturantes, fundamentais para uma adequada tomada de decisão em conservação da biodiversidade.
 
A Checklist foi formalmente adotada pelo (atual) ICNF, enquanto "autoridade nacional de conservação da natureza e da biodiversidade", integrando o Inventário da Biodiversidade através do Sistema de Informação do Património Natural (SIPNAT), ao abrigo do artigo 28.º do Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, publicado no Decreto-Lei n.º 142/2008, de 24 de julho.
 
A Checklist encontra-se disponível para consulta na página da ALFA, podendo também ser obtida uma versão em pdf após inscrição.
 
Face ao dinamismo do conhecimento sobre a nomenclatura, a taxonomia e a corologia botânicas, uma checklist não pode ser considerada como uma obra fechada, pelo que a ALFA prevê a atualização anual da Checklist da Flora de Portugal, esperando contar com a colaboração de profissionais e amadores da Botânica através do envio de comentários, sugestões ou correções.
Acções do Documento
classificado em: