Você está aqui: Entrada / PATRIMÓNIO NATURAL / BIODIVERSIDADE / Natura 2000 / Plano Setorial RN 2000 / Listas de ocorrência e Fichas de caracterização

Listas de ocorrência e Fichas de caracterização

Plano Setorial da Rede Natura 2000 - documentos: Listas de ocorrência de habitats naturais e de espécies de flora e fauna em SIC e ZPE; Fichas de caracterização ecológica e de gestão dos valores naturais

Listas de ocorrência de habitats naturais e de espécies de flora e fauna em SIC e ZPE:

- PDF [566 KB]
- Excel [78 KB]

As Fichas de caracterização ecológica e de gestão dos valores naturais contêm a caracterização ecológica, a identificação de ameaças à sua manutenção, os objetivos de conservação a atingir e as orientações de gestão necessárias para assegurar a conservação dos valores naturais a médio e longo prazo.

Em casos específicos, alguns dos valores naturais foram agrupados numa Ficha única, por exibirem características ou exigências ecológicas e de gestão semelhantes.

O Plano Setorial da Rede Natura 2000 integra 88 Fichas de habitats naturais, 84 Fichas de espécies da flora e 125 de espécies da fauna. As Fichas dos habitats naturais foram elaboradas pela ALFA - Associação Lusitana de Fitossociologia. Por sua vez, as Fichas das espécies da flora e da fauna foram elaboradas tendo como base informação de diversa ordem, proveniente de vários projetos e estudos de inventariação e caracterização promovidos pelo então ICN e pela comunidade científica portuguesa, realizados até novembro de 2005.

  • Habitats
    • Ficha técnica [PDF 21 KB]
    • 1 Habitats costeiros e vegetação halófila
    • 2 Dunas marítimas e interiores
    • 3 Habitats de água doce
    • 4 Charnecas e matos das zonas temperadas
    • 5 Matos esclerófilos
    • 6 Formações herbáceas naturais e seminaturais
    • 7 Turfeiras altas, turfeiras baixas e pântanos
    • 8 Habitats rochosos e grutas
    • 9 Florestas
 
 

As Fichas de Sítios e ZPE englobam uma caracterização da área sob os pontos de vista biogeográfico, ecológico (com a indicação das espécies e dos tipos de habitat determinantes para a classificação destas áreas), agro-florestal, do uso e ocupação do solo, incluindo alguns indicadores socio-económicos, e a lista dos valores naturais que nela ocorrem, constantes dos Anexos do Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de abril, republicado pelo Decreto-Lei n.º 49/2005, de 24 de fevereiro. Estas Fichas incluem também referência aos principais fatores de ameaça à conservação dos valores naturais e às orientações de gestão a promover.

As orientações de gestão identificadas nas Fichas de Sítios e ZPE reportam-se às exigências ecológicas dos valores naturais, tendo em conta os respetivos objetivos de conservação. Nesse contexto, são elencadas as orientações de gestão com a identificação dos valores naturais que as determinam, o que permite estabelecer a relação com a informação das Fichas de caracterização ecológica e de gestão de valores naturais, onde são detalhados os condicionamentos específicos a observar. Contudo, para facilitar a compreensão do significado geral de cada orientação de gestão foi também produzido um glossário [PDF 212 KB] com os conceitos utilizados incluindo, quando adequado, alguma discriminação das especificidades associadas aos diferentes valores naturais.

 

classificado em: