1- Roteiro Subaquático Ingrina-Rampa Baixa

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). 1- roteiro subaquático Ingrina-Rampa Baixa.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

A escolha de um local de mergulho numa faixa costeira tão extensa e de tão grande beleza paisagística terrestre e marinha é quase uma exigência.

Localizado a cerca de 300 m a barlavento (oeste) da praia da Ingrina, o acesso a este local é feito por um caminho de terra batida, serpenteando no meio de densa vegetação, onde predominam as estevas. O veículo deverá estacionar a cerca de 90 m do local de mergulho e a aproximação ao mar não apresenta grandes dificuldades.

Ingrina Ingrina - mergulhador
Lagoa natural e mergulhador.

A imersão inicia-se numa lagoa natural, cavada na rocha, com cerca de 5 m de profundidade, e que tem comunicação com o “mar aberto” através de um arco submerso, através do qual se podem observar, no cenário azul da água, cardumes de salemas, sargos e liças. Seguindo a direção 130º, podem encontrar-se recifes rochosos com inúmeras fendas e buracos, onde se escondem polvos, cabozes (Gobius spp., Parablennius sppe Lipophrys spp.) e garoupinhas. Rochas e desfiladeiros apresentam-se cobertos com grande quantidade de algas, que acolhem uma grande diversidade de invertebrados, caso dos nudibrânquios, anémonas (Anemonia spp.), estrelas-do-mar e espirógrafos, cujos tons dourados “aquecem” a paisagem.

Ao fim de 50 m, o(a) mergulhador(a) encontra o fundo de areia a uma profundidade de 10 m. Deverá seguir o perfil rochoso, segundo a direção 30º até à extremidade poente da praia da Ingrina. Quando o manómetro de pressão de ar da garrafa indicar os 100 bar, é tempo de regressar. Pode-se utilizar o percurso inverso, pois não faltam motivos de interesse e, desta forma, garante-se o fim da imersão na protegida enseada de onde se partiu. É tempo de comentários sobre a experiência vivida nestes fundos esplêndidos e de pensar em próximas imersões. 

Ingrina - cardume Ingrina polvo
Cardume e polvo.