Você está aqui: Entrada / TURISMO DE NATUREZA / Visitar as Áreas Protegidas / Parques Naturais / Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina / 2 - Roteiro Subaquático Carrapateira - Porto dos Fornos

2 - Roteiro Subaquático Carrapateira - Porto dos Fornos

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). 2 - roteiro subaquático Carrapateira - Porto dos Fornos.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Na costa ocidental algarvia, onde predominam as elevadas escarpas, não é fácil encontrar um local de acesso ao mar, que permita uma imersão com escafandro autónomo.

No entanto, a cerca de 2 km da Carrapateira, existe uma pequena enseada, porto de abrigo para uma dúzia de embarcações de pesca, que se situa frente ao pequeno ilhéu dos Fornos. A partir da sua rampa de acesso ao mar, é possível iniciar, calmamente, uma imersão que permitirá descobrir as belezas subaquáticas destas águas de tão grande intensidade, riqueza e diversidade faunística e paisagística.

Carrapateira rampa lagosta
Porto de abrigo, de acesso a este roteiro subaquático, e lagosta.

O objetivo é fazer um percurso subaquático de cerca de 100 m até ao ilhéu, circundando-o e regressando ao porto dos Fornos. Seguindo um rumo preciso de 240º, as e os mergulhadores podem observar a fauna e flora de fundos rochosos, entrecortados por clareiras de areia branca. Veem-se bodiões, algumas judias, chocos, polvos e cardumes de safias. A profundidade evolui dos 5 m até aos 10 m, junto ao ilhéu, onde é possível explorar pequenas grutas e fendas onde se vêem abróteas, moreias e safios. Pequenas anémonas brancas revestem as paredes rochosas. No lado sul do ilhéu, a profundidade atinge os 14 m, surgindo cardumes de robalos e sargos.

O regresso deverá ser feito segundo a direção 60º, e, ao fim de aproximadamente 45 min de um espetacular mergulho, a chegada a terra pode ser feita com toda a segurança, tomando as devidas precauções na rampa do porto que está sempre muito escorregadia.

paisagem subaquática 
Descobrindo os segredos das profundezas...