Itinerário Automóvel

Itinerário Automóvel
Itinerário automóvel no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Pontos de interesse e itinerário.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Ponto de partida / chegada: Vila Nova de Milfontes / Arrifana
Extensão: 60 km.
Duração: 2 h.
Apoios: restauração e/ou hotelaria em Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar, São Teotónio, Odeceixe, Aljezur, Monte Clérigo e Arrifana.

Itinerário que permite descobrir alguns trechos significativos, nomeadamente do ponto de vista ecológico e paisagístico, do litoral alentejano. Em Aljezur passa-se a fronteira administrativa entre o Alentejo e o Algarve.

Pontos de interesse e itinerário

Foz do Mira - CGV
Foz do Mira ao entardecer (® Cristina Girão Vieira).

Foz do Mira - saída de Vila Nova de Milfontes, direção Odeceixe, pela E393. O atravessamento da ponte sobre o Mira permite observar o estuário deste rio, a mais importante linha de água do litoral alentejano. Mais adiante, virar à direita, direção Cabo Sardão/Zambujeira do Mar seguindo pela E393-1.

Cabo Sardão - curiosa disposição dos xistos refletindo as convulsões geológicas por que passaram; destaque para a nidificação de cegonha-branca (Ciconia ciconia) em arribas. Regressar ao entroncamento para a Zambujeira do Mar seguindo pela E393-1 até à bifurcação para S. Teotónio; aí, seguir direção sul pela “120. Em Odeceixe, tomar o desvio para a praia de Odeceixe.

Litoral do PNSAC Cabo Sardão - cegonha branca (1) - CGV
Aspeto do litoral com arribas | Os xistos e as cegonhas Ciconia ciconia no cabo Sardão (® Cristina Girão Vieira).

Praia de Odeceixe - costa com arribas altas de xistos e grauvaques, pequenas praias encaixadas e a curiosa ribeira de Seixe, correndo para o mar através de um vale outrora dedicado `cultura do arroz. Regresso a Odeceixe, retomando a E120, direção Aljezur.


Aljezur zona nova - CGV
Vista da parte nova de Aljezur, a partir do castelo (® Cristina Girão Vieira).

Aljezur - vila situada entre a serra do Espinhaço de Cão – com extensas manchas de pinhal, eucaliptal, montado e matagal mediterrâneo e o mar. Interessante panorama a partir do castelo, que data do séc. X. Prosseguir pela E120, direção Lagos virando, logo a seguir a Aljezur, para Arrifana/Monte Clérigo;

Arrifana - pequena enseada situada num dos pontos de maior altitude da costa sudoeste, dominada por grandes muralhas e albergando um pequeno porto de pesca. Pequena praia encaixada. Retomar a estrada até encontrar a direção Monte Clérigo.

Monte Clérigo - imponentes recortes da costa, nomeadamente a Ponta da Rocha e o Penduradoiro e formações dunares no topo da arriba. Regresso a Aljezur.