Por Terras de Ponte da Barca

Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Percurso turístico para automóvel ou autocarro por estrada nacional ou florestal, tendo como horizonte as Serras do Soajo e Amarela. Pontos de interesse. Mapa.

Castelo de Lindoso - AMS
Castelo de Lindoso (® António Manuel Sousa).

Pontos de interesse
Mapa

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita. 

 
Acesso: Braga, Ponte da Barca, Lindoso
Ponto de partida e chegada: Braga ou Ponte da Barca.
Extensão: 60 km.
Duração: 1h:15min.
Dificuldade: reduzida.
Apoios: sinalização rodoviária, painéis informativos nas entradas do Parque Nacional (Entre Ambos-os-Rios e Lindoso).
 
Percurso turístico para automóvel ou autocarro por estrada nacional ou florestal, tendo como horizonte as Serras do Soajo e Amarela.
 
 

Pontos de interesse

Logo Porta Lindoso Menir Ermida Branda de Bilhares
Logótipo da Porta do Lindoso | Menir da Ermida | Branda de Bilhares.

Lindoso - aconselha-se a visita a esta povoação, com destaque para a eira comunitária, com o seu núcleo de 67 espigueiros (a freguesia do Lindoso possui outros núcleos de espigueiros, designadamente no lugar de Parada). Sugere-se também uma visita ao castelo e à Porta do Parque Nacional. Este local possibilita também uma panorâmica da albufeira de Alto Touvedo e Lindoso.

Ermida - povoação agropastoril na serra Amarela que possui uma branda de grande interesse cultural e histórico (branda de Bilhares). Possui também um pequeno núcleo museológico que pode ser visitado mediante contacto com a junta de freguesia.

O que são as brandas? Podem ser brandas de cultivo ou brandas de gado e localizam-se no planalto ou em chãs de altitude. São núcleos habitacionais temporários cujos terrenos são usados para a agricultura ou alimentação do gado, durante a primavera / verão, quando essas áreas de montanha apresentam condições mais favoráveis a essas atividades humanas. Em contraposição às brandas surgem as inverneiras - núcleos habitacionais onde as populações passam o outono e inverno (daí o nome). Presentemente, nessa transumância imposta pelas condições agrestes do meio, nas aldeias que ainda mantém essa migração, as populações apenas transportam consigo o gado e alguns haveres.

 

Germil - povoação agropastoril na serra Amarela.

Espigueiros em Lindoso Socalcos de Germil
Espigueiros em Lindoso | Socalcos em Germil.

 

Mapa

 
PNPG - Itinerários por Ponte da Barca
 

Topo