Você está aqui: Entrada / TURISMO DE NATUREZA / Visitar as Áreas Protegidas / Parque Nacional da Peneda-Gerês / PR Entre Ambos-os-Rios - Ermida

PR Entre Ambos-os-Rios - Ermida

Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Percurso pedestre de Pequena Rota, sinalizado, com particular destaque para a paisagem natural e construída. Breve descrição. Entidade promotora e responsável pela manutenção do percurso. Sítios úteis. Folheto. Carvalhais. Geomorfologia. Socalcos.

PNPG - São Miguel de Entre Ambos-os-rios PNPG - S. Miguel de Entre Ambos-os-rios - empondras
Lourido e Empondras (pedras colocadas no rio para possibilitar a passagem) (® António Manuel Sousa).

Breve descrição   
Entidade promotora e responsável pela manutenção do percurso  

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Brochura do Parque Nacional da Peneda-Gerês [PDF 3,3 MB]

 

Localização: Entre Ambos-os-Rios e Ermida, concelho de Ponte da Barca. 
Ponto de partida e chegada:  Lugar da Igreja. 
Extensão: 14,8 km.
Duração: 5 horas e 30 minutos.
Dificuldade: média.
Cota mínima / máxima:
Pontos: Lugar da Igreja – Froufe – rio Froufe – Carvalhal – Empondras – Ermida e socalcos da Ermida - Miradouro da Ermida - Ponte sobre o rio Carcerelhe - Lourido (não passa no aglomerado) - Froufe.
Apoios: sinalizado segundo as normas internacionais.

 

Breve descrição

Este percurso permite conhecer a riqueza natural e humana da serra Amarela. Tem quase 15 km na sua totalidade mas existe a possibilidade de ser encurtado: pode ser realizado apenas o trajeto Igreja - Lourido – Igreja ou, em alternativa, o trajeto Lourido – Ermida – Lourido.

Na versão completa, permite a visita aos lugares de Igreja e Froufe (freguesia de Entre Ambos-os-rios) e à povoação de Ermida, isolada em plena serra Amarela.

O aproveitamento agrícola das terras baixas da ribeira e a agricultura em socalcos são alguns dos aspetos da paisagem humanizada que se destacam. A arquitetura tradicional das aldeias de montanha – bem patente na Ermida – é motivo para uma visita atenta por estas aldeias.

Na Ermida, aconselha-se também a visita ao núcleo museológico onde se encontra exposta a famosa ‘Pedra dos Namorados’, exemplo de arte do período romano. As peças podem ser vistas a partir do exterior mas é possível solicitar a abertura do núcleo contactando a União de Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil (932 863 570 / contacto@jf-entreambos-os-rios.pt) ou solicitando-o no café próximo.

 

Entidade promotora e responsável pela manutenção do percurso

Município de Ponte da Barca
Praça Dr. António Lacerda | 4980-620 PONTE DA BARCA
Tel: +351 258 480 180 | Fax: +351 258 480 189
E-mail: geral@cmpb.pt;

 

Sítios úteis

ADERE-PG;
Turismo do Porto e Norte de Portugal

Topo

U.A.: 2018-08-01

Acções do Documento