PR1 Cidade da Calcedónia

Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Trilhos pedestres "Na senda de Miguel Torga". Trilho da cidade da Calcedónia. Percurso pedestre de Pequena Rota (PR 1), sinalizado. Breve descrição. Entidade promotora e responsável pela manutenção do percurso. Sítios úteis. Folheto. História (arqueologia), geologia e paisagem de montanha. Idade do Ferro. Castro. "The city of Calcedonia pedestrian nature trail. Small route. Historic and lansdcape Heritage. Leaflet."
Cidade da Calcedónia (2) 257-180 pxl Cidade da Calcedonia (1) 131-180 pxl
Aspetos da cidade da Calcedónia (® António Manuel Sousa).

 

NOTA: Percurso desaconselhado, de momento.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Brochura do Parque Nacional da Peneda-Gerês [PDF 3,3 MB]

Percurso pedestre de Pequena Rota, sinalizado, com particular destaque para a história (arqueologia), a geologia e a paisagem de montanha. 

Folheto - trail leaflet [PDF 567 KB]

Localização: freguesia de Covide (Lugar do Calvário), concelho de Terras de Bouro
Ponto de partida e chegada:  Lugar do Calvário, freguesia de Covide. 
Extensão: 7 km.
Duração: cerca de 4h:30min. 
Dificuldade: elevada. 
Cota máxima alcançada: 999 m (no Cabeço da Calcedónia).
Pontos: Lugar do Calvário – Covide – Tonel – Castro da Calcedónia – Poço Azul – Covide – Lugar do Calvário.
Apoios: sinalizado segundo as normas internacionais. Folheto disponível nesta página, na Porta do PNPG em Campo do Gerês, no Município de Terras de Bouro e respetivos Postos de Turismo e no sítio da ADERE-PG.
 
 

Breve descrição

Um dos principais pontos de interesse deste trilho é o penedo da Calcedónia, muito conhecido pela grande fenda que o atravessa de um lado ao outro levando-nos ao seu topo.  
 
Poucos sabem, contudo, que junto dele se abrigava uma povoação da Idade do Ferro, mais tarde ocupada pelos romanos. Existem ainda alguns vestígios da muralha do castro e, mais raramente, encontram-se fragmentos de cerâmica dessa época. Foram também encontrados alguns fragmentos de telha que nos indicam a presença dos romanos.
 
 

Entidade promotora e responsável pela manutenção do percurso

Largo do Município | 4840-100 TERRAS DE BOURO | Portugal
Tel.: +351 253 350 010 | Fax. +351 253 351 894
 
 

Sítios úteis

ADERE-PG
Turismo do Porto e Norte de Portugal

Topo

U.A.: 2018-08-01