PR 3 Currais

Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Trilho dos Currais. Percurso pedestre de Pequena Rota (PR 3) sinalizado, de caráter cultural e paisagístico, com particular destaque para as tradições comunitárias de pastoreio de montanha. Breve descrição. Entidade promotora e responsável pela manutenção do percurso. Folheto.

PNPG - PR Currais - António Manuel Sousa PNPG - PR Currais
Aspetos do percurso (® António Manuel Sousa).

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Brochura do Parque Nacional da Peneda-Gerês [PDF 3,3 MB]

Percurso de caráter cultural e paisagístico, com particular destaque para as tradições comunitárias de pastoreio de montanha. Pode ser realizado sem autorização prévia do Parque Nacional.

Folheto - Currais Trail leaflet [PDF 624 KB]

Localização: Freguesia de Vilar da Veiga, Concelho de Terras de Bouro.
Acesso: Vidoeiro – Curral da Lomba do Vidoeiro – Curral da Carvalha das Éguas – Curral da Espinheira – Pedra Bela – Vidoeiro.
Ponto de partida e chegada: Vidoeiro, Freguesia de Vilar da Veiga.
Extensão: 10 km.
Duração: cerca de 4 h.
Dificuldade: média a elevada.
Apoios: sinalizado segundo as normas internacionais. Folheto disponível nesta página, na Porta do PNPG em Campo do Gerês, na Câmara Municipal de Terras de Bouro e respetivos Postos de Turismo ou no sítio da ADERE-PG.

Breve descrição

O trilho dos Currais proporciona um contacto direto com o espírito e tradições comunitárias locais, nomeadamente a organização silvopastoril, denominada de vezeira. Poderá assim conhecer, numa parte importante da serra do Gerês, diversas estruturas que são necessárias para este tipo de organização comunitária como são os Currais (o Curral da Espinheira, o Curral da Carvalha da Égua e o Curral da Lomba do Vidoeiro) e as respetivas cabanas, onde pernoitam os(as) pastores(as), aguardando a sua vez - daí o nome de vezeira - de tomar a responsabilidade do pastoreio do gado.


Entidade promotora
Câmara Municipal de Terras de Bouro
Largo do Município | 4840-100 TERRAS DE BOURO - Portugal
Tel.: +351 253 350 010 | Fax. + 351 253 351 894
E-mail: geral@cm-terrasdebouro.pt