PR 7 São Bento

Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Trilhos pedestres "Na senda de Miguel Torga". PR7 de São Bento. Percurso pedestre de Pequena Rota (PR 7), sinalizado, com sinalização convencional, de caráter cultural, religioso e paisagístico. Breve descrição. Entidade promotora e responsável pela manutenção do percurso. Sítios úteis. Furnas. Pegadas de Santa Eufémia. São Bento da Porta Aberta. Geologia e geomorfologia. Folheto. 'S. Bento nature trail. Small route. Landscape cultural Heritage. Leaflet.'

PNPG - rio Caldo PNPG - São Bento da Porta Aberta
Rio Caldo e S. Bento da Porta Aberta.

 

Nota: Percurso desaconselhado, de momento.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Brochura do Parque Nacional da Peneda-Gerês [PDF 3,3 MB]

Percurso pedestre de Pequena Rota, sinalizado, com sinalização convencional, de caráter cultural e religioso.

Folheto - S. Bento's trail leaflet [PDF 4,2 MB] 

Localização: freguesias de Rio Caldo e Covide, concelho de Terras de Bouro.
Ponto de partida e chegada: Lugar de Seara, freguesia de Rio Caldo 
Extensão: 11 km.
Duração: cerca de 5 h.
Dificuldade: média a elevada.
Pontos: Lugar de Seara – Furna – praia fluvial – fojo do lobo – Basílica de S. Bento – Lugar de Seara.
Apoios: sinalizado segundo as normas internacionais. Folheto nesta página, na Porta do PNPG em Campo do Gerês, no Município de Terras de Bouro e respetivos Postos de Turismo ou no sítio da ADERE-PG.
 

Breve descrição

O trilho desenvolve-se ao longo da encosta Sudoeste do vale do rio Caldo e tem como principais atrativos os antigos fornos de fabrico de carvão (denominados furnas), as pegadas de Santa Eufémia (marcas num bloco granítico que nos remetem para as tradições e mitologias da freguesia de rio Caldo) e a basílica de São Bento da Porta Aberta, local de culto e de grandes peregrinações (uma das maiores do norte de Portugal). Pode ainda conhecer-se o núcleo rural de Seara.
 
Este percurso pedestre foi afetado pelos incêndios florestais do verão de 2010. A sua sinalização não foi danificada, embora ainda possa existir o impacto visual negativo de uma área ardida.
 

Entidade promotora e responsável pela manutenção do percurso

Município de Terras de Bouro
Largo do Município | 4840-100 TERRAS DE BOURO | Portugal
Tel.: +351 253 350 010 | Fax. + 351 253 351 894
E-mail: geral@cm-terrasdebouro.pt  

 

Sítios úteis

ADERE-PG
Turismo do Porto e Norte de Portugal

Topo

U.A.: 2017-09-25